Em Relação A Segunda Guerra Mundial É Correto Afirmar Que

Reza April 19, 2021
Unimultiplicidade Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito global que durou de 1939 a 1945. Foi o maior conflito armado da história da humanidade, envolvendo a maioria das nações do mundo, incluindo todas as grandes potências, organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e as Potências do Eixo. A guerra foi marcada por uma série de eventos significativos, como a invasão da Polônia pela Alemanha nazista, a entrada dos Estados Unidos na guerra após o ataque japonês a Pearl Harbor, a batalha de Stalingrado, o Dia D, a rendição da Alemanha em maio de 1945 e a rendição do Japão em agosto do mesmo ano.

Principais causas da Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial teve várias causas, que podem ser resumidas em:

  • O Tratado de Versalhes, que pôs fim à Primeira Guerra Mundial, impôs duras sanções à Alemanha, incluindo a perda de territórios e a imposição de reparações econômicas. Essas sanções levaram a um sentimento de ressentimento e revolta na Alemanha, que foi explorado pelo Partido Nazista de Adolf Hitler.
  • A ascensão do nazismo na Alemanha, liderado por Adolf Hitler, que promoveu uma política expansionista e de superioridade racial. Hitler buscava criar um Império Alemão que se estendesse por toda a Europa e exterminar os judeus, homossexuais, ciganos e outras minorias consideradas “impuras”.
  • A política de apaziguamento adotada pelos líderes europeus, que buscavam evitar uma nova guerra a todo custo. Essa política permitiu que a Alemanha anexasse a Áustria e a região dos Sudetos, na Tchecoslováquia, sem encontrar resistência dos demais países europeus.
  • O Pacto Molotov-Ribbentrop, assinado entre Alemanha e União Soviética em agosto de 1939, que permitiu que a Alemanha invadisse a Polônia sem precisar se preocupar com uma intervenção soviética. Esse acordo também estabeleceu uma divisão de esferas de influência na Europa Oriental, o que levou à ocupação soviética de países como a Estônia, Letônia e Lituânia.

Ações dos Aliados e das Potências do Eixo

Os Aliados eram formados por países como Estados Unidos, Reino Unido, França, União Soviética, China e outros países que lutaram contra as Potências do Eixo, lideradas por Alemanha, Itália e Japão. As ações dos Aliados incluíram:

  • A ajuda econômica e militar fornecida pelos Estados Unidos e pela União Soviética aos países europeus para combater a Alemanha nazista;
  • A invasão da Normandia em 1944, conhecida como Dia D, que marcou a entrada dos Aliados na Europa Ocidental;
  • A Conferência de Yalta, em fevereiro de 1945, que definiu o futuro da Europa após a guerra e estabeleceu a divisão da Alemanha em quatro zonas de ocupação;
  • A Conferência de Potsdam, em julho de 1945, que estabeleceu as condições de rendição do Japão e definiu as fronteiras da Europa Oriental.

As Potências do Eixo, por sua vez, realizaram ações como:

  • A invasão da Polônia pela Alemanha em setembro de 1939, que marcou o início oficial da Segunda Guerra Mundial;
  • A conquista da França pela Alemanha em 1940;
  • O ataque japonês a Pearl Harbor em dezembro de 1941, que levou os Estados Unidos a entrarem na guerra;
  • A invasão da União Soviética pela Alemanha em junho de 1941, que foi um dos maiores e mais sangrentos conflitos da guerra.

Consequências da Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial teve consequências dramáticas para o mundo, incluindo:

  • A morte de aproximadamente 70 milhões de pessoas, incluindo civis e militares;
  • A destruição de cidades inteiras na Europa e na Ásia;
  • A criação da Organização das Nações Unidas, que tinha como objetivo manter a paz e a segurança internacionais;
  • A divisão da Europa em duas esferas de influência, lideradas pelos Estados Unidos e pela União Soviética, respectivamente;
  • A Guerra Fria, um conflito ideológico e militar entre as duas superpotências que durou até a queda do Muro de Berlim em 1989;
  • O surgimento do Estado de Israel, como um refúgio para os judeus que sobreviveram ao Holocausto;
  • O fim do colonialismo europeu na África e na Ásia, que foi acelerado pela fraqueza econômica e política das potências coloniais após a guerra.

Conclusão

A Segunda Guerra Mundial foi um evento histórico que teve consequências dramáticas para o mundo. Foi um conflito armado que envolveu a maioria das nações do mundo, deixando milhões de mortos e destruindo cidades inteiras. O conflito foi causado por uma série de fatores, incluindo o ressentimento alemão após o Tratado de Versalhes, a ascensão do nazismo, a política de apaziguamento adotada pelos líderes europeus e o Pacto Molotov-Ribbentrop. As ações dos Aliados e das Potências do Eixo levaram a uma série de eventos significativos, como a invasão da Normandia, a rendição da Alemanha e do Japão e a divisão da Europa em duas esferas de influência. As consequências da Segunda Guerra Mundial foram duradouras, incluindo o surgimento da Guerra Fria, a criação da ONU, o fim do colonialismo europeu e a criação do Estado de Israel.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. Quais foram as principais causas da Segunda Guerra Mundial?

As principais causas da Segunda Guerra Mundial foram o ressentimento alemão após o Tratado de Versalhes, a ascensão do nazismo, a política de apaziguamento adotada pelos líderes europeus e o Pacto Molotov-Ribbentrop.

2. Quais foram as ações dos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial?

As ações dos Aliados incluíram a ajuda econômica e militar fornecida pelos Estados Unidos e pela União Soviética aos países europeus para combater a Alemanha nazista, a invasão da Normandia em 1944, a Conferência de Yalta e a Conferência de Potsdam.

3. Quais foram as consequências da Segunda Guerra Mundial?

As consequências da Segunda Guerra Mundial foram a morte de aproximadamente 70 milhões de pessoas, a destruição de cidades inteiras na Europa e na Ásia, a criação da ONU, a divisão da Europa em duas esferas de influência, a Guerra Fria, o surgimento do Estado de Israel e o fim do colonialismo europeu na África e na Ásia.

Related video of em relação a segunda guerra mundial é correto afirmar que

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait