Em Relação A Immanuel Kant Assinale A Alternativa Correta

Reza March 5, 2022
3 Assinale A Alternativa Correta BRAINSTACK

Immanuel Kant (1724-1804) foi um filósofo alemão que teve grande influência na filosofia ocidental. Sua obra é vasta e abrange desde a epistemologia até a ética, passando pela filosofia política. Neste texto, vamos explorar algumas alternativas relacionadas a Kant e assinalar qual delas é correta.

Alternativas

Kant foi um filósofo empirista

Essa alternativa está incorreta. Kant não foi um filósofo empirista, mas sim um filósofo racionalista. Ele acreditava que o conhecimento não pode ser adquirido apenas por meio da experiência empírica, mas que também é necessário o uso da razão.

Kant defendia que a moralidade deve ser baseada em consequências positivas

Essa alternativa está incorreta. Kant não acreditava que a moralidade deve ser baseada em consequências positivas. Para ele, a moralidade deve ser baseada no dever, independentemente das consequências. Ele defendia que devemos agir de acordo com o dever porque é o certo a se fazer, não porque esperamos obter algum benefício em troca.

Kant desenvolveu a teoria ética do imperativo categórico

Essa alternativa está correta. Kant desenvolveu a teoria ética do imperativo categórico, que é uma das mais importantes teorias éticas da filosofia. Segundo essa teoria, devemos agir de acordo com a máxima que gostaríamos que se tornasse uma lei universal. Em outras palavras, devemos agir de acordo com aquilo que seria justo e correto se todos agissem assim.

Kant acreditava que a razão humana é limitada e não pode conhecer a realidade em si mesma

Essa alternativa está correta. Kant acreditava que a razão humana é limitada e que não podemos conhecer a realidade em si mesma. Para ele, o que conhecemos são apenas as aparências das coisas, e não as coisas em si mesmas. Ele chamou essa visão de “idealismo transcendental”.

Kant defendia que a liberdade é a capacidade de agir de acordo com a razão

Essa alternativa está correta. Para Kant, a liberdade não é a capacidade de fazer o que se quer, mas sim a capacidade de agir de acordo com a razão. Ele acreditava que a razão é a única fonte de verdadeira liberdade, e que agir de acordo com os impulsos e desejos não é verdadeiramente livre.

For more information, please click the button below.

Conclusão

Em relação a Immanuel Kant, a alternativa correta é que ele desenvolveu a teoria ética do imperativo categórico. Além disso, ele acreditava que a razão humana é limitada e que não podemos conhecer a realidade em si mesma, defendia que a liberdade é a capacidade de agir de acordo com a razão e não acredita que a moralidade deve ser baseada em consequências positivas.

FAQs

O que é o imperativo categórico?

O imperativo categórico é uma teoria ética desenvolvida por Kant que afirma que devemos agir de acordo com a máxima que gostaríamos que se tornasse uma lei universal.

Por que Kant acreditava que a razão é a fonte da verdadeira liberdade?

Kant acreditava que a razão é a fonte da verdadeira liberdade porque ele acreditava que agir de acordo com os impulsos e desejos não é verdadeiramente livre. A verdadeira liberdade só pode ser alcançada quando agimos de acordo com a razão.

Qual a importância de Kant na filosofia ocidental?

Kant é considerado um dos filósofos mais importantes da filosofia ocidental. Sua obra influenciou diversas áreas da filosofia, como a epistemologia, a ética, a filosofia política, entre outras. Ele também é conhecido por ter desenvolvido a teoria ética do imperativo categórico e por ter criado a corrente filosófica conhecida como “idealismo transcendental”.

Related video of em relação a immanuel kant assinale a alternativa correta

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait