Em Relação À Circulação Humana É Incorreto Afirmar

Reza October 24, 2021
Circulação humana

A circulação humana, ou sistema cardiovascular, é responsável por transportar o sangue rico em oxigênio e nutrientes para as células do corpo e remover o sangue rico em dióxido de carbono e outros resíduos. É um sistema complexo e vital para a vida humana. No entanto, existem algumas afirmações incorretas comuns em relação à circulação humana. Neste artigo, discutiremos essas afirmações e explicaremos por que elas estão erradas.

Afirmação incorreta #1: As artérias transportam sangue rico em dióxido de carbono

Esta afirmação é incorreta. As artérias são vasos sanguíneos que transportam sangue rico em oxigênio do coração para as células do corpo. O sangue rico em oxigênio é bombeado pelo ventrículo esquerdo do coração para a aorta, que se ramifica em artérias menores que transportam o sangue para todas as partes do corpo. À medida que as artérias se ramificam em arteríolas e capilares, o oxigênio é liberado para as células e o dióxido de carbono é capturado pelo sangue.

Afirmação incorreta #2: As veias transportam sangue rico em oxigênio

Esta afirmação também é incorreta. As veias são vasos sanguíneos que transportam sangue pobre em oxigênio dos tecidos do corpo de volta ao coração. As veias começam como capilares que se juntam para formar vênulas, que se juntam para formar veias maiores. O sangue pobre em oxigênio é transportado pelas veias cavas (inferior e superior) para o átrio direito do coração. A partir daí, o sangue é bombeado para o pulmão, onde é oxigenado novamente.

Afirmação incorreta #3: O sangue é azul quando não está oxigenado

Esta é provavelmente a afirmação incorreta mais comum em relação à circulação humana. O sangue é sempre vermelho, independentemente de estar oxigenado ou não. Quando o sangue está oxigenado, é um vermelho brilhante, enquanto o sangue pobre em oxigênio é um vermelho escuro. A cor azul que às vezes é vista em veias sob a pele é devido à reflexão da luz através da pele, não à cor do sangue.

Afirmação incorreta #4: O coração é um músculo de um único compartimento

Esta afirmação é incorreta. O coração é um músculo de quatro compartimentos. O átrio direito e o átrio esquerdo são os dois compartimentos superiores, enquanto o ventrículo direito e o ventrículo esquerdo são os dois compartimentos inferiores. O átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo são separados do átrio direito e do ventrículo direito por uma parede muscular chamada septo interventricular.

Afirmação incorreta #5: Todos os seres humanos têm o mesmo número de artérias e veias

Esta afirmação é incorreta. Embora todos os seres humanos tenham o mesmo número básico de artérias e veias, a anatomia individual pode variar. Algumas pessoas podem ter artérias e veias extras ou ausentes, ou podem ter vasos sanguíneos que se conectam de maneira diferente do que é considerado “normal”. Isso é conhecido como variação anatômica.

For more information, please click the button below.

Conclusão

Embora a circulação humana seja um sistema complexo, é importante entender algumas das afirmações incorretas comuns em relação a ele. As artérias transportam sangue rico em oxigênio, as veias transportam sangue pobre em oxigênio, o sangue é sempre vermelho, o coração tem quatro compartimentos e a anatomia individual pode variar. Ao entender essas coisas, podemos ter uma compreensão mais completa do sistema cardiovascular e como ele funciona em nosso corpo.

FAQs

1. Qual é a função das arteríolas e capilares?

As arteríolas e capilares são responsáveis por transportar o sangue rico em oxigênio para as células do corpo e remover o sangue rico em dióxido de carbono e outros resíduos. À medida que as artérias se ramificam em arteríolas e capilares, o oxigênio é liberado para as células e o dióxido de carbono é capturado pelo sangue.

2. O que é o septo interventricular?

O septo interventricular é uma parede muscular que separa o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo do átrio direito e do ventrículo direito no coração humano. Ele é responsável por manter o sangue rico em oxigênio separado do sangue pobre em oxigênio.

3. O que é variação anatômica?

Variação anatômica é a variação individual na anatomia humana. Algumas pessoas podem ter artérias e veias extras ou ausentes, ou podem ter vasos sanguíneos que se conectam de maneira diferente do que é considerado “normal”. Isso é comum e geralmente não é motivo de preocupação médica, a menos que cause sintomas ou complicações.

Related video of em relação a circulação humana é incorreto afirmar

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait