Durante Os Anos De 1854-55

Reza December 27, 2022
Francesco Zizola Another Crimea

Introdução

O período entre os anos de 1854-55 foi marcado por diversos acontecimentos importantes em todo o mundo, desde eventos políticos e econômicos até descobertas científicas e avanços tecnológicos. Neste artigo, vamos explorar alguns desses acontecimentos e entender como eles impactaram a história mundial.

Eventos políticos

Durante os anos de 1854-55, diversos eventos políticos importantes ocorreram em todo o mundo. Entre eles, destacam-se:

Guerra da Crimeia

A Guerra da Crimeia foi um conflito militar que ocorreu entre 1853 e 1856, envolvendo a Rússia, o Reino Unido, a França, o Império Otomano e o Reino da Sardenha. A guerra teve início após a Rússia invadir a Moldávia e a Valáquia, então territórios do Império Otomano. A França e o Reino Unido se juntaram à guerra em apoio aos otomanos, e a Sardenha se juntou em apoio à França. A guerra teve diversas batalhas importantes, como a Batalha de Balaclava e a Batalha de Sebastopol, e terminou com a vitória dos aliados.

Tratado de Kanagawa

O Tratado de Kanagawa foi assinado em 1854 entre os Estados Unidos e o Japão, marcando o fim do isolamento do país asiático. O tratado permitiu que os navios norte-americanos pudessem fazer escalas nos portos japoneses de Shimoda e Hakodate para reabastecimento, além de estabelecer um consulado dos Estados Unidos em Shimoda.

Lei Eusébio de Queirós

A Lei Eusébio de Queirós foi uma lei promulgada no Brasil em 1850 que proibia o tráfico de escravos africanos. A lei foi importante para a luta contra a escravidão no país, mas ainda demoraria décadas para que a escravidão fosse completamente abolida.

Descobertas e avanços científicos

Durante os anos de 1854-55, diversas descobertas e avanços científicos importantes foram feitos em todo o mundo. Entre eles, destacam-se:

For more information, please click the button below.

Lei da conservação da energia

A Lei da conservação da energia, também conhecida como Primeira Lei da Termodinâmica, foi formulada em 1850 pelo físico alemão Hermann von Helmholtz. A lei afirma que a energia não pode ser criada nem destruída, apenas transformada de uma forma em outra.

Teoria celular

A Teoria celular foi formulada em 1855 pelos biólogos alemães Theodor Schwann e Matthias Jakob Schleiden. A teoria afirma que todos os seres vivos são compostos por células, e que as células são as unidades básicas da vida.

Lei de Ohm

A Lei de Ohm foi formulada em 1854 pelo físico alemão Georg Simon Ohm. A lei afirma que a corrente elétrica que passa por um condutor é diretamente proporcional à diferença de potencial aplicada e inversamente proporcional à resistência do condutor.

Eventos econômicos

Durante os anos de 1854-55, diversos eventos econômicos importantes ocorreram em todo o mundo. Entre eles, destacam-se:

Abertura do Canal de Suez

O Canal de Suez, que liga o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho, foi inaugurado em 1859. A abertura do canal foi importante para o comércio marítimo, já que encurtou a distância entre a Europa e a Ásia em cerca de 8 mil quilômetros.

Descoberta de ouro na Austrália

A descoberta de ouro na Austrália em 1851 levou a uma corrida do ouro no país e atraiu milhares de imigrantes em busca de fortuna. A descoberta também teve impacto na economia mundial, já que aumentou significativamente a produção de ouro.

Tratado de Reciprocidade

O Tratado de Reciprocidade foi assinado em 1854 entre o Havaí e os Estados Unidos. O tratado permitiu que os produtos havaianos fossem exportados para os Estados Unidos sem tarifas alfandegárias, em troca do acesso dos Estados Unidos ao porto de Honolulu.

Conclusão

Os anos de 1854-55 foram marcados por diversos acontecimentos importantes em todo o mundo, desde eventos políticos e econômicos até descobertas científicas e avanços tecnológicos. Esses acontecimentos tiveram impacto significativo na história mundial e ajudaram a moldar o mundo como o conhecemos hoje.

FAQs

O que foi a Guerra da Crimeia?

A Guerra da Crimeia foi um conflito militar que ocorreu entre 1853 e 1856, envolvendo a Rússia, o Reino Unido, a França, o Império Otomano e o Reino da Sardenha. A guerra teve início após a Rússia invadir a Moldávia e a Valáquia, então territórios do Império Otomano.

Qual foi a importância da Lei Eusébio de Queirós?

A Lei Eusébio de Queirós, promulgada no Brasil em 1850, proibiu o tráfico de escravos africanos. A lei foi importante para a luta contra a escravidão no país, mas ainda demoraria décadas para que a escravidão fosse completamente abolida.

O que foi a Teoria celular?

A Teoria celular foi formulada em 1855 pelos biólogos alemães Theodor Schwann e Matthias Jakob Schleiden. A teoria afirma que todos os seres vivos são compostos por células, e que as células são as unidades básicas da vida.

Related video of durante os anos de 1854-55

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait