Duas Cargas Elétricas Puntiformes Q1 E Q2

Reza June 5, 2022
Considere 2 cargas puntiformes q1 e q2 localizadas sobre o eixo Oy. A

As cargas elétricas puntiformes q1 e q2 se referem a duas partículas com carga elétrica, que são consideradas como pontos infinitesimais com carga elétrica. Essas cargas são importantes em estudos de eletrostática e são frequentemente utilizadas em cálculos de força elétrica e potencial elétrico.

Cargas Elétricas Puntiformes

Uma carga elétrica puntiforme é uma partícula hipotética com carga elétrica que é considerada como um ponto infinitamente pequeno. Essa carga é comumente usada em física para simplificar cálculos de força elétrica e potencial elétrico. Como a carga elétrica é considerada como um ponto, o objeto que contém a carga é considerado como um ponto.

As cargas elétricas puntiformes são usadas para descrever a distribuição de carga em objetos carregados. Os objetos reais têm uma distribuição de carga mais complexa, mas a carga elétrica puntiforme é uma aproximação útil para simplificar os cálculos.

Força Elétrica

A força elétrica entre duas cargas puntiformes é dada pela Lei de Coulomb. A Lei de Coulomb descreve a força elétrica entre duas cargas elétricas em repouso. A força elétrica é dada pela seguinte equação:

F = k * (q1 * q2) / r^2

Onde F é a força elétrica, k é a constante eletrostática, q1 e q2 são as cargas elétricas puntiformes e r é a distância entre as cargas. A constante eletrostática é igual a 9 x 10^9 N * m^2 / C^2.

For more information, please click the button below.

A força elétrica entre duas cargas puntiformes é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas. Isso significa que, à medida que a distância entre as cargas aumenta, a força elétrica diminui. Da mesma forma, à medida que a distância entre as cargas diminui, a força elétrica aumenta.

Potencial Elétrico

O potencial elétrico é uma grandeza escalar que descreve o trabalho necessário para mover uma carga elétrica de um ponto em um campo elétrico para outro ponto no mesmo campo elétrico. O potencial elétrico é dado pela seguinte equação:

V = k * q / r

Onde V é o potencial elétrico, k é a constante eletrostática, q é a carga elétrica puntiforme e r é a distância entre a carga elétrica e o ponto em questão.

O potencial elétrico é medido em volts (V). Uma carga elétrica puntiforme positiva tem um potencial elétrico positivo em relação a um ponto a uma distância infinita. Uma carga elétrica puntiforme negativa tem um potencial elétrico negativo em relação a um ponto a uma distância infinita.

Conclusão

As cargas elétricas puntiformes são uma aproximação útil para simplificar cálculos de força elétrica e potencial elétrico. A força elétrica entre duas cargas puntiformes é dada pela Lei de Coulomb, enquanto o potencial elétrico é dado pela equação V = k * q / r.

FAQs

O que é uma carga elétrica puntiforme?

Uma carga elétrica puntiforme é uma partícula hipotética com carga elétrica que é considerada como um ponto infinitamente pequeno.

Como é calculada a força elétrica entre duas cargas puntiformes?

A força elétrica entre duas cargas puntiformes é dada pela Lei de Coulomb: F = k * (q1 * q2) / r^2, onde F é a força elétrica, k é a constante eletrostática, q1 e q2 são as cargas elétricas puntiformes e r é a distância entre as cargas.

Como é calculado o potencial elétrico de uma carga elétrica puntiforme?

O potencial elétrico é dado pela equação V = k * q / r, onde V é o potencial elétrico, k é a constante eletrostática, q é a carga elétrica puntiforme e r é a distância entre a carga elétrica e o ponto em questão.

Related video of duas cargas elétricas puntiformes q1 e q2

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait