Duas Cargas Elétricas Puntiformes Identicas E Iguais A 10

Reza June 25, 2021
Mackenzie Considere A Figura Abaixo As Duas Cargas Elétricas

Introdução

A eletricidade é um ramo da ciência que estuda a interação entre cargas elétricas. Uma carga elétrica é uma propriedade fundamental da matéria que pode ser positiva ou negativa. Quando duas cargas são colocadas próximas uma da outra, elas interagem e podem exercer uma força uma sobre a outra. Neste artigo, vamos discutir o comportamento de duas cargas elétricas puntiformes identicas e iguais a 10.

Cargas elétricas puntiformes

Uma carga elétrica puntiforme é uma carga elétrica que é considerada como tendo dimensões zero. Na realidade, todas as cargas elétricas têm dimensões finitas, mas para fins de cálculo, podemos considerá-las como sendo puntiformes. Duas cargas elétricas puntiformes são identicas quando possuem a mesma magnitude (valor absoluto) e o mesmo sinal (positivo ou negativo).

Força elétrica

Quando duas cargas elétricas puntiformes são colocadas próximas uma da outra, elas exercem uma força elétrica uma sobre a outra. A magnitude da força elétrica é diretamente proporcional ao produto das cargas elétricas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas. Matematicamente, a força elétrica pode ser expressa pela Lei de Coulomb: F = k * (q1 * q2) / r^2 Onde F é a força elétrica, k é a constante eletrostática, q1 e q2 são as cargas elétricas e r é a distância entre elas.

Cargas elétricas puntiformes identicas e iguais a 10

Se duas cargas elétricas puntiformes são identicas e iguais a 10, podemos considerar q1 = q2 = 10 na Lei de Coulomb. A força elétrica entre elas será: F = k * (10 * 10) / r^2 F = 100 * k / r^2 Como as cargas elétricas são identicas, a força elétrica será repulsiva, ou seja, as cargas elétricas irão se afastar uma da outra.

Exemplo numérico

Suponha que as duas cargas elétricas identicas e iguais a 10 estão separadas por uma distância de 1 metro. Qual é a força elétrica entre elas? F = 100 * k / r^2 F = 100 * 9 * 10^9 / 1^2 F = 9 * 10^11 N A força elétrica entre as duas cargas elétricas puntiformes identicas e iguais a 10 é de 9 * 10^11 N.

Conclusão

Neste artigo, discutimos o comportamento de duas cargas elétricas puntiformes identicas e iguais a 10. Vimos que a força elétrica entre elas é repulsiva e é diretamente proporcional ao produto das cargas elétricas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas. Também discutimos a Lei de Coulomb e apresentamos um exemplo numérico para ilustrar a aplicação da fórmula.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. O que é uma carga elétrica puntiforme?

Uma carga elétrica puntiforme é uma carga elétrica que é considerada como tendo dimensões zero. Na realidade, todas as cargas elétricas têm dimensões finitas, mas para fins de cálculo, podemos considerá-las como sendo puntiformes.

2. O que acontece com a força elétrica se as cargas elétricas são de sinais opostos?

Se as cargas elétricas são de sinais opostos, a força elétrica será atrativa em vez de repulsiva. Isso significa que as cargas elétricas irão se atrair uma em direção à outra.

3. O que é a constante eletrostática?

A constante eletrostática é uma constante física que aparece na Lei de Coulomb e é denotada por k. Seu valor é de aproximadamente 9 * 10^9 N m^2 / C^2. Ela relaciona a força elétrica entre duas cargas elétricas puntiformes à magnitude das cargas e à distância entre elas.

Related video of duas cargas elétricas puntiformes identicas e iguais a 1 0

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait