Dormir Ou Durmir, Qual O Certo?

Reza April 24, 2021
Holistic Tips for Restful Sleep Health Holistic

Dormir e durmir são duas formas de escrita que geram muitas dúvidas na língua portuguesa. Ambas as formas estão corretas, mas uma delas é a mais adequada de acordo com as normas gramaticais. Neste artigo, vamos explicar qual é a forma correta e como usá-la corretamente.

Dormir ou Durmir: qual é a forma correta?

A forma correta de escrever é dormir, com a letra “o”. Essa é a forma como a palavra aparece nos dicionários e é a forma que segue as regras da língua portuguesa. A palavra durmir, com a letra “u”, é considerada uma forma popular ou coloquial de escrita, mas não é a forma padrão.

Apesar de não ser a forma correta, a palavra durmir é bastante utilizada em algumas regiões do Brasil, principalmente no Nordeste. Essa forma de escrita é considerada um regionalismo e, por isso, não é utilizada em contextos formais.

Por que a palavra durmir é utilizada?

A palavra durmir é utilizada por influência de outros idiomas, como o espanhol e o italiano, que possuem a palavra “dormir” escrita com “u” (dormir e dormire, respectivamente). Além disso, algumas regiões do Brasil possuem uma pronúncia mais fechada para a vogal “o”, o que pode levar à utilização da letra “u” na escrita.

Como usar corretamente a palavra dormir?

A palavra dormir é um verbo que indica a ação de descansar ou dormir. Ela pode ser utilizada em diferentes tempos verbais e formas conjugadas, de acordo com o sujeito e o contexto da frase.

Exemplos:

For more information, please click the button below.
  • Eu durmo muito bem à noite.
  • Você dormiu bem?
  • Nós vamos dormir tarde hoje.
  • Eles dormirão na casa da avó.

Além disso, a palavra dormir pode ser utilizada em expressões idiomáticas, como “dormir como um bebê” (dormir profundamente) ou “dormir de touca” (dormir muito).

Conclusão

Em resumo, a forma correta de escrita é dormir, com a letra “o”. A palavra durmir, com a letra “u”, é considerada uma forma popular ou coloquial de escrita e não deve ser utilizada em contextos formais. Para usar corretamente a palavra dormir, é importante conhecer as formas conjugadas do verbo e os contextos em que ele pode ser utilizado.

FAQs

1. A palavra durmir é considerada um erro gramatical?

Não, a palavra durmir não é considerada um erro gramatical, mas sim uma forma popular ou coloquial de escrita. No entanto, em contextos formais, é recomendado utilizar a forma correta, que é dormir.

2. Qual é a origem da palavra dormir?

A palavra dormir vem do latim dormire, que significa “estar em repouso, em sono”. Essa palavra passou para o português através do latim vulgar e, ao longo dos séculos, sofreu algumas alterações na forma e no significado.

3. É possível utilizar a palavra durmir em contextos informais?

Sim, a palavra durmir pode ser utilizada em contextos informais, como em conversas entre amigos ou familiares. No entanto, é importante lembrar que essa forma de escrita não é recomendada em contextos formais ou profissionais.

Related video of dormir ou durmir qual certo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait