Diferença Entre Romantismo E Realismo

Reza June 8, 2021
Cuadro Comparativo Del Romanticismo Y Del Realismo Romanticismo My

O Romantismo e o Realismo são dois movimentos literários que surgiram em períodos distintos, mas que influenciaram muito a literatura mundial e brasileira. O Romantismo teve seu auge no século XIX, enquanto o Realismo surgiu no final desse mesmo século e se estendeu até o início do século XX. Ambos os movimentos têm características próprias e diferenças significativas, que serão abordadas neste texto.

Romantismo

O Romantismo foi um movimento literário e artístico que surgiu na Europa no final do século XVIII e se estendeu até meados do século XIX. Ele se caracterizou pela valorização do individualismo, da emoção, da imaginação e da subjetividade. Os românticos acreditavam que a arte deveria ser expressão da sensibilidade e do sentimento humano, e que ela deveria buscar a idealização da realidade.

Algumas das principais características do Romantismo são:

  • Subjetivismo
  • Individualismo
  • Nacionalismo
  • Imaginação
  • Emoção
  • Exaltação da natureza

No Brasil, o Romantismo teve início em 1836, com a publicação do livro “Suspiros Poéticos e Saudades”, de Gonçalves de Magalhães. Entre os principais escritores românticos brasileiros estão José de Alencar, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Castro Alves.

Realismo

O Realismo foi um movimento literário que surgiu na Europa no final do século XIX e se estendeu até o início do século XX. Ele se caracterizou pela busca da objetividade e da representação fiel da realidade, tanto no que diz respeito aos aspectos sociais quanto aos aspectos psicológicos dos personagens. Os realistas acreditavam que a arte deveria ser um reflexo da realidade, sem idealizações ou romantizações.

Algumas das principais características do Realismo são:

For more information, please click the button below.
  • Objetividade
  • Representação fiel da realidade
  • Crítica social
  • Observação psicológica dos personagens
  • Estilo simples e direto

No Brasil, o Realismo teve início em 1881, com a publicação do livro “O Mulato”, de Aluísio Azevedo. Entre os principais escritores realistas brasileiros estão Machado de Assis, Aluísio Azevedo e Raul Pompeia.

Diferenças entre Romantismo e Realismo

Apesar de terem surgido em períodos distintos, o Romantismo e o Realismo apresentam diferenças significativas em relação às suas características e objetivos literários. Algumas dessas diferenças são:

  • Subjetivismo x Objetivismo: No Romantismo, a subjetividade e a emoção são valorizadas, enquanto no Realismo a objetividade e a representação fiel da realidade são as principais características.
  • Individualismo x Coletivismo: O Romantismo valoriza o indivíduo e suas emoções, enquanto o Realismo se preocupa mais com a sociedade em geral.
  • Imaginação x Observação: Os românticos valorizam a imaginação e a fantasia, enquanto os realistas se baseiam na observação da realidade.
  • Idealização x Crítica: O Romantismo busca a idealização da realidade, enquanto o Realismo faz uma crítica à sociedade e à realidade tal como ela é.
  • Estilo elaborado x Estilo simples: O Romantismo valoriza um estilo elaborado e rebuscado, enquanto o Realismo busca um estilo mais simples e direto.

Conclusão

O Romantismo e o Realismo são dois movimentos literários que surgiram em épocas diferentes, mas que influenciaram muito a literatura mundial e brasileira. O Romantismo se caracterizou pela valorização da subjetividade, da imaginação e da emoção, enquanto o Realismo buscou a representação fiel da realidade, a crítica social e a observação psicológica dos personagens. Apesar das diferenças, ambos os movimentos tiveram grande importância na formação da literatura brasileira e mundial.

FAQs

1. Qual foi o principal objetivo do Romantismo?

O principal objetivo do Romantismo foi buscar a valorização do indivíduo, da emoção, da imaginação e da subjetividade na arte.

2. Qual foi o principal objetivo do Realismo?

O principal objetivo do Realismo foi buscar a representação fiel da realidade, a crítica social e a observação psicológica dos personagens na arte.

3. Quais foram os principais escritores românticos e realistas brasileiros?

Entre os principais escritores românticos brasileiros estão José de Alencar, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Castro Alves. Já entre os principais escritores realistas brasileiros estão Machado de Assis, Aluísio Azevedo e Raul Pompeia.

Related video of diferença entre romantismo e realismo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait