Diferença Entre Neologismo E Estrangeirismo

Reza October 29, 2022
Araribá Plus 2019 Conteúdo digital

Os neologismos e estrangeirismos são palavras que surgem com a evolução da língua e do mundo em que vivemos. Apesar de ambos serem palavras novas, eles possuem diferenças que precisam ser compreendidas para o uso correto da língua portuguesa.

Neologismo

Neologismo é a criação de uma nova palavra na língua portuguesa. Essa palavra pode ser criada a partir de uma necessidade de expressão de algo novo ou a partir da junção de duas palavras já existentes. Os neologismos surgem com frequência em áreas como tecnologia, ciência e cultura, onde surgem novidades constantemente.

Os neologismos podem ser criados de duas formas:

  • Derivação: criação de uma nova palavra a partir de uma já existente. Por exemplo, a palavra “eletrônico” é uma derivação da palavra “eletricidade”.
  • Composição: junção de duas palavras já existentes. Por exemplo, a palavra “televisão” é uma composição das palavras “tele” e “visão”.

Os neologismos são importantes na língua portuguesa, pois permitem que sejam expressas novas ideias e conceitos. No entanto, é importante que sejam utilizados com moderação e que tenham aceitação e uso popular, para que não sejam considerados erros de linguagem.

Estrangeirismo

Estrangeirismo é a palavra ou expressão que é originária de outra língua e que é utilizada no português sem tradução. Os estrangeirismos surgem em diversas áreas, como tecnologia, moda, culinária e entretenimento.

Os estrangeirismos podem ser classificados em três tipos:

For more information, please click the button below.
  • Integrais: palavras que são utilizadas no português exatamente da mesma forma que na língua de origem. Por exemplo, “marketing” e “shopping”.
  • Parciais: palavras que são adaptadas para o português, mas ainda possuem características da língua de origem. Por exemplo, “software” e “mouse”.
  • Por empréstimo semântico: palavras que são utilizadas no português com um novo significado. Por exemplo, “cool” que significa “legal” em inglês e é utilizado dessa forma em português.

Os estrangeirismos são comuns no português, mas é importante que sejam utilizados com moderação e que tenham sua tradução para o português quando possível. O uso excessivo de estrangeirismos pode prejudicar a compreensão e o aprendizado da língua portuguesa.

Neologismo x Estrangeirismo

A principal diferença entre neologismo e estrangeirismo é a origem da palavra. O neologismo é uma palavra criada na língua portuguesa, enquanto o estrangeirismo é uma palavra originária de outra língua. Além disso, os neologismos surgem a partir da necessidade de expressão de algo novo, enquanto os estrangeirismos surgem por influência de outras línguas ou culturas.

Outra diferença é que os neologismos geralmente possuem uma aceitação popular, enquanto os estrangeirismos podem gerar polêmica e críticas por não estarem de acordo com a norma culta da língua portuguesa.

Por fim, os neologismos têm um papel importante na evolução da língua portuguesa, enquanto os estrangeirismos devem ser utilizados com moderação e sempre que possível ter sua tradução para o português.

Conclusão

Os neologismos e estrangeirismos são palavras que surgem com a evolução da língua e do mundo em que vivemos. Apesar de ambos serem palavras novas, eles possuem diferenças que precisam ser compreendidas para o uso correto da língua portuguesa. Os neologismos são palavras criadas na língua portuguesa a partir da necessidade de expressão de algo novo, enquanto os estrangeirismos são palavras originárias de outras línguas. Os neologismos têm um papel importante na evolução da língua portuguesa, enquanto os estrangeirismos devem ser utilizados com moderação e sempre que possível ter sua tradução para o português.

FAQs

1. Todos os neologismos são aceitos na língua portuguesa?

Não. Os neologismos precisam ter aceitação e uso popular para serem considerados corretos na língua portuguesa.

2. Qual é a forma correta de utilizar os estrangeirismos?

Os estrangeirismos devem ser utilizados com moderação e sempre que possível ter sua tradução para o português.

3. Por que os neologismos são importantes na língua portuguesa?

Os neologismos permitem que sejam expressas novas ideias e conceitos na língua portuguesa, contribuindo para a evolução da língua.

Related video of diferença entre neologismo e estrangeirismo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait