Diferença Entre Discípulo E Apóstolo

Reza August 6, 2021
Pin on The 12 Disciples of Jesus

Na Bíblia, encontramos duas palavras que são frequentemente usadas para se referir aos seguidores de Jesus Cristo: discípulo e apóstolo. Embora esses termos possam parecer sinônimos, eles têm significados distintos e importantes para a compreensão do ministério de Jesus e da história da igreja.

O que é um discípulo?

A palavra “discípulo” vem do grego “mathetes”, que significa “aluno” ou “aprendiz”. No contexto do ministério de Jesus, um discípulo era alguém que seguia Jesus, aprendia com Ele e se tornava mais parecido com Ele. Os discípulos de Jesus eram homens e mulheres comuns, que deixaram suas vidas ordinárias para seguir um mestre incomum.

Os discípulos de Jesus eram chamados para seguir uma vida de obediência e devoção a Ele. Eles ouviam seus ensinamentos, testemunhavam seus milagres e aprendiam a amar a Deus e ao próximo da maneira que Jesus amava. Eles também foram comissionados por Jesus para pregar o evangelho, curar os doentes e expulsar demônios.

Alguns exemplos de discípulos de Jesus incluem Pedro, Tiago, João, Maria Madalena, Marta e Maria.

O que é um apóstolo?

A palavra “apóstolo” vem do grego “apostolos”, que significa “enviado” ou “embaixador”. No contexto do ministério de Jesus, um apóstolo era alguém que tinha sido escolhido e comissionado por Jesus para ser um líder da igreja primitiva. Os apóstolos eram homens que haviam sido testemunhas oculares da ressurreição de Jesus e tinham recebido autoridade divina para ensinar e liderar a igreja.

Os apóstolos de Jesus eram responsáveis por estabelecer e liderar igrejas, ensinar a doutrina da salvação em Jesus Cristo e escrever as Escrituras do Novo Testamento. Eles também foram comissionados por Jesus para pregar o evangelho e realizar milagres em Seu nome.

For more information, please click the button below.

Alguns exemplos de apóstolos de Jesus incluem Pedro, Tiago, João, Paulo e Judas.

Qual é a diferença entre um discípulo e um apóstolo?

Embora ambos os termos se refiram a seguidores de Jesus, há algumas diferenças importantes entre um discípulo e um apóstolo:

  • Um discípulo é um aluno, enquanto um apóstolo é um líder.
  • Um discípulo segue Jesus, enquanto um apóstolo é enviado por Jesus.
  • Um discípulo aprende com Jesus, enquanto um apóstolo ensina sobre Jesus.
  • Um discípulo obedece a Jesus, enquanto um apóstolo ensina a obediência a Jesus.

Qual é a importância desses termos para a história da igreja?

A distinção entre discípulos e apóstolos é importante para a história da igreja por algumas razões:

  • Os discípulos eram os primeiros seguidores de Jesus e foram os responsáveis por espalhar o evangelho após a morte e ressurreição de Jesus. Eles estabeleceram as primeiras comunidades cristãs e foram os primeiros a enfrentar a perseguição e o martírio por causa de sua fé.
  • Os apóstolos eram os líderes da igreja primitiva e foram responsáveis por estabelecer a doutrina cristã, liderar as primeiras comunidades cristãs e escrever as Escrituras do Novo Testamento. Eles foram escolhidos e comissionados por Jesus para liderar a igreja e garantir a sua continuidade.
  • A distinção entre discípulos e apóstolos mostra que a igreja é uma comunidade de seguidores de Jesus que se tornam líderes quando são comissionados por Ele. A igreja é uma comunidade de discípulos que se tornam apóstolos quando são enviados por Jesus para liderar.

Conclusão

Em resumo, a diferença entre discípulo e apóstolo é que um discípulo é um aluno que segue Jesus e aprende com Ele, enquanto um apóstolo é um líder que é enviado por Jesus para liderar a igreja primitiva. Ambos os termos são importantes para a compreensão do ministério de Jesus e da história da igreja, pois mostram que a igreja é uma comunidade de seguidores de Jesus que se tornam líderes quando são comissionados por Ele.

FAQs

1. Qual é a diferença entre um apóstolo e um discípulo de hoje em dia?

Embora os termos “apóstolo” e “discípulo” sejam usados em contextos cristãos contemporâneos, sua aplicação é diferente daquela no Novo Testamento. Hoje em dia, um discípulo é alguém que segue Jesus e busca se tornar mais parecido com Ele, enquanto um apóstolo é alguém que é enviado por uma igreja ou organização para pregar o evangelho ou liderar uma missão específica.

2. Existem apóstolos na igreja hoje em dia?

Alguns cristãos acreditam que o dom de apóstolo ainda existe hoje em dia, enquanto outros acreditam que o ofício de apóstolo foi limitado aos doze discípulos originais e a Paulo. Aqueles que acreditam que o dom de apóstolo ainda existe hoje em dia geralmente entendem que os apóstolos modernos não têm a mesma autoridade que os apóstolos do Novo Testamento.

3. Qual é a importância de ser um discípulo de Jesus hoje em dia?

Para os cristãos, ser um discípulo de Jesus é importante porque significa seguir Seus ensinamentos, amar a Deus e ao próximo, e buscar uma vida de obediência e devoção a Ele. Ser um discípulo de Jesus também significa compartilhar o evangelho com os outros, servir aos necessitados e trabalhar para estabelecer o Reino de Deus na Terra.

Related video of diferença entre discípulo e apóstolo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait