Diferença Entre Bolcheviques E Mencheviques

Reza November 8, 2022
Bolcheviques, mencheviques, Revolução Russa tudo o que você precisa

Os bolcheviques e os mencheviques foram dois grupos políticos que surgiram na Rússia no final do século XIX e início do século XX. Ambos eram marxistas e lutavam pela criação de um Estado socialista, mas tinham diferenças fundamentais em relação à estratégia e tática para alcançar esse objetivo.

Bolcheviques

Os bolcheviques eram liderados por Vladimir Lênin e seu objetivo era a criação de uma revolução proletária, na qual o poder seria tomado pela classe operária e os meios de produção seriam nacionalizados. Eles defendiam a necessidade de uma organização revolucionária centralizada e disciplinada para levar adiante a luta de classes.

Os bolcheviques surgiram da cisão do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR) em 1912, durante seu V Congresso. Neste congresso, os bolcheviques conseguiram a maioria e se separaram dos mencheviques, que se tornaram uma minoria no partido.

Principais características dos bolcheviques:

  • Defendiam a criação de uma revolução proletária;
  • Defendiam a necessidade de uma organização revolucionária centralizada e disciplinada;
  • Defendiam a nacionalização dos meios de produção;
  • Defendiam o centralismo democrático;
  • Eram liderados por Vladimir Lênin.

Mencheviques

Os mencheviques eram liderados por Julius Martov e seu objetivo era a criação de um Estado socialista por meio de uma revolução burguesa, ou seja, a criação de um Estado democrático-burguês que permitisse o desenvolvimento das forças produtivas e a formação de uma classe operária forte o suficiente para realizar a revolução socialista.

Os mencheviques defendiam a necessidade de uma organização política aberta e democrática para levar adiante a luta de classes.

Principais características dos mencheviques:

  • Defendiam a criação de um Estado socialista por meio de uma revolução burguesa;
  • Defendiam a necessidade de uma organização política aberta e democrática;
  • Defendiam a democratização do Estado e da sociedade;
  • Defendiam a participação em eleições e parlamentos;
  • Eram liderados por Julius Martov.

Conflitos entre bolcheviques e mencheviques

A diferença fundamental entre bolcheviques e mencheviques era a estratégia para alcançar o socialismo. Enquanto os bolcheviques defendiam a criação de uma revolução proletária, os mencheviques defendiam a criação de um Estado socialista por meio de uma revolução burguesa. Essa diferença levou a conflitos internos no Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR) e na União Soviética.

For more information, please click the button below.

No início da Revolução de 1917, os mencheviques se uniram aos socialistas revolucionários (SRs) para formar um governo provisório liderado por Alexander Kerensky. Os bolcheviques, por outro lado, se opuseram a esse governo e trabalharam para fortalecer o Soviete de Petrogrado, um conselho de trabalhadores e soldados que tinha se formado durante a revolução.

Em outubro de 1917, os bolcheviques liderados por Lênin tomaram o poder e estabeleceram o primeiro Estado socialista do mundo. Os mencheviques e os socialistas revolucionários se opuseram a esse governo e tentaram organizar uma resistência, mas foram derrotados pelas forças bolcheviques.

Conclusão

Em resumo, a diferença entre bolcheviques e mencheviques era a estratégia para alcançar o socialismo. Enquanto os bolcheviques defendiam a criação de uma revolução proletária, os mencheviques defendiam a criação de um Estado socialista por meio de uma revolução burguesa. Essas diferenças levaram a conflitos internos no POSDR e na União Soviética, e os bolcheviques acabaram tomando o poder e estabelecendo o primeiro Estado socialista do mundo.

FAQs

1. O que significa a palavra “bolchevique”?

A palavra “bolchevique” vem do russo “bolshinstvo”, que significa “maioria”. Os bolcheviques conseguiram a maioria no V Congresso do POSDR, em 1912, e se separaram dos mencheviques, que se tornaram uma minoria no partido.

2. Qual foi o papel dos bolcheviques na Revolução de 1917?

Os bolcheviques liderados por Lênin se opuseram ao governo provisório liderado por Kerensky e trabalharam para fortalecer o Soviete de Petrogrado, um conselho de trabalhadores e soldados que tinha se formado durante a revolução. Em outubro de 1917, os bolcheviques tomaram o poder e estabeleceram o primeiro Estado socialista do mundo.

3. Os mencheviques tinham algum papel na União Soviética?

Os mencheviques e os socialistas revolucionários se opuseram ao governo bolchevique e tentaram organizar uma resistência, mas foram derrotados pelas forças bolcheviques. Depois disso, os mencheviques foram perseguidos e muitos foram presos ou exilados. Eles não tiveram nenhum papel significativo na União Soviética.

Related video of diferença entre bolcheviques e mencheviques

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait