Diferença Entre Deputado Estadual E Federal

Reza September 1, 2022
Diferença Entre Deputado Federal E Estadual BRAINSTACK

Existem diversas diferenças entre um Deputado Estadual e um Deputado Federal, dentre elas, o âmbito de atuação, as atribuições e as competências. Para entender melhor essas diferenças, é necessário compreender o papel de cada um desses cargos políticos.

O que é um Deputado Estadual?

O Deputado Estadual é um representante político eleito para atuar na Assembleia Legislativa do estado em que foi eleito. Essa é uma das funções legislativas do Estado, responsável por criar leis e fiscalizar o Executivo Estadual, além de realizar debates e votações sobre temas relevantes para a sociedade.

Algumas das atribuições de um Deputado Estadual incluem:

  • Apresentação de projetos de lei;
  • Participação em comissões parlamentares;
  • Fiscalização das ações do Executivo Estadual;
  • Realização de audiências públicas para debater temas relevantes para a sociedade;
  • Representação de interesses de suas bases eleitorais.

O que é um Deputado Federal?

O Deputado Federal é um representante político eleito para atuar na Câmara dos Deputados, em Brasília. Essa é uma das funções legislativas do país, responsável por criar leis e fiscalizar o Executivo Federal, além de realizar debates e votações sobre temas relevantes para a sociedade.

Algumas das atribuições de um Deputado Federal incluem:

  • Apresentação de projetos de lei;
  • Participação em comissões parlamentares;
  • Fiscalização das ações do Executivo Federal;
  • Realização de audiências públicas para debater temas relevantes para a sociedade;
  • Representação de interesses de suas bases eleitorais.

Quais são as principais diferenças?

Embora os cargos de Deputado Estadual e Federal tenham muitas semelhanças em suas atribuições e competências, existem algumas diferenças importantes entre eles. Algumas dessas diferenças incluem:

For more information, please click the button below.
  • Âmbito de atuação: O Deputado Estadual atua na Assembleia Legislativa de seu estado, enquanto o Deputado Federal atua na Câmara dos Deputados, em Brasília;
  • Competências: O Deputado Estadual é responsável por criar leis e fiscalizar o Executivo Estadual, enquanto o Deputado Federal é responsável por criar leis e fiscalizar o Executivo Federal;
  • Representatividade: O Deputado Estadual representa os interesses de seu estado, enquanto o Deputado Federal representa os interesses de todo o país;
  • Sistema eleitoral: O sistema eleitoral para a escolha de Deputados Estaduais é diferente do sistema eleitoral para a escolha de Deputados Federais;
  • Número de vagas: O número de Deputados Estaduais é proporcional à população de cada estado, enquanto o número de Deputados Federais é proporcional à população do país.

Como são eleitos?

Os Deputados Estaduais são eleitos por meio do voto direto, secreto e proporcional. Cada estado tem um número de vagas na Assembleia Legislativa proporcional à sua população. Os votos recebidos pelos candidatos são contabilizados de acordo com o sistema proporcional, que leva em consideração o número total de votos válidos, o número de vagas disponíveis e o quociente eleitoral.

Os Deputados Federais também são eleitos por meio do voto direto, secreto e proporcional. Cada estado tem um número de vagas na Câmara dos Deputados proporcional à sua população. Os votos recebidos pelos candidatos são contabilizados de acordo com o sistema proporcional, que leva em consideração o número total de votos válidos, o número de vagas disponíveis e o quociente eleitoral.

Conclusão

Embora os cargos de Deputado Estadual e Federal tenham muitas semelhanças em suas atribuições e competências, existem algumas diferenças importantes entre eles. Enquanto o Deputado Estadual atua na Assembleia Legislativa de seu estado e representa os interesses de sua população, o Deputado Federal atua na Câmara dos Deputados e representa os interesses de todo o país. Ambos são importantes para a criação e fiscalização das leis e para a representação dos interesses da população.

FAQs

1. Quantos Deputados Estaduais e Federais existem no Brasil?

O número de Deputados Estaduais varia de acordo com a população de cada estado. No total, existem atualmente 1.059 Deputados Estaduais no Brasil. Já o número de Deputados Federais é de 513, sendo que cada estado tem um número proporcional de vagas.

2. Qual é o período de mandato de um Deputado Estadual e Federal?

O mandato de um Deputado Estadual e Federal é de 4 anos. Após esse período, eles podem se candidatar novamente para a reeleição.

3. Qual é o salário de um Deputado Estadual e Federal?

O salário de um Deputado Estadual varia de acordo com o estado em que atua, mas geralmente é em torno de R$ 25.000,00. Já o salário de um Deputado Federal é de R$ 33.763,00.

Related video of diferenca deputado estadual e federal

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait