Devolução De Cheque Motivo 48

Reza July 23, 2021
Cheque devolvido motivo 48 O que significa? Pode ser representando

Quando um cheque é devolvido pelo motivo 48, significa que houve um problema com a assinatura do emissor do cheque. Esse motivo de devolução é conhecido como “assinatura não confere” e é um dos mais comuns no Brasil.

Entendendo o motivo 48

A assinatura do emissor do cheque é uma das formas de garantir que o documento é legítimo e que a pessoa que o emitiu autorizou o pagamento. Quando um banco recebe um cheque com a assinatura divergente, ou seja, que não confere com a assinatura cadastrada, ele é devolvido ao depositante com o motivo 48.

Algumas situações que podem levar a uma assinatura não confere incluem:

  • O emissor do cheque ter mudado a assinatura recentemente e o banco ainda não ter atualizado o cadastro;
  • O cheque ter sido preenchido por outra pessoa que não é o titular da conta;
  • O cheque ter sido roubado e o assinante não ter reconhecido a assinatura;
  • O emissor do cheque ter assinado de forma diferente do habitual por algum motivo.

Como resolver a devolução por motivo 48

Se você recebeu um cheque devolvido pelo motivo 48, é importante entrar em contato com o emissor do cheque para entender o que aconteceu e solicitar uma nova emissão do documento, caso seja necessário.

Algumas dicas para evitar a devolução por motivo 48 incluem:

  • Manter a assinatura atualizada no banco;
  • Preencher o cheque com letra legível e sem rasuras;
  • Não permitir que outras pessoas assinem o cheque em seu nome;
  • Ao assinar, verificar se a assinatura está legível e confere com a do cadastro do banco.

Se o cheque foi devolvido por motivo 48 e o emissor não puder emitir um novo documento, é possível tentar reverter a situação entrando em contato com o banco e apresentando documentos que comprovem a legitimidade da assinatura, como uma cópia autenticada do RG ou CNH.

For more information, please click the button below.

Conclusão

A devolução de cheque por motivo 48 pode ser evitada com alguns cuidados simples, como manter a assinatura atualizada no banco e verificar se ela confere com a do cadastro antes de emitir um cheque. Se o cheque for devolvido por esse motivo, é importante entrar em contato com o emissor do cheque para entender o que aconteceu e solicitar uma nova emissão do documento, se necessário.

FAQs

1. O que fazer se o emissor do cheque não puder emitir um novo documento?

Se o emissor do cheque não puder emitir um novo documento, é possível tentar reverter a devolução entrando em contato com o banco e apresentando documentos que comprovem a legitimidade da assinatura, como uma cópia autenticada do RG ou CNH.

2. Como atualizar a assinatura no banco?

Para atualizar a assinatura no banco, é necessário comparecer a uma agência bancária com um documento de identidade com foto e assinar um novo cartão de assinaturas.

3. O que fazer se o cheque foi roubado?

Se o cheque foi roubado, é importante registrar um boletim de ocorrência e entrar em contato com o banco imediatamente para informar a situação e solicitar o cancelamento do cheque.

Related video of devolucao de cheque motivo 48

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait