Derreter O Ferro Em Fornos De Altíssima Temperatura

Reza July 17, 2022
O Fogo Do Casco Está Pronto Para Derreter O Ferro Imagem de Stock

A fabricação de ferro é um processo muito importante na indústria siderúrgica. É através desse processo que se obtém o ferro-gusa, matéria-prima utilizada na fabricação de aço. Para obter o ferro-gusa é necessário derreter o ferro em fornos de altíssima temperatura.

O processo de fabricação do ferro-gusa

O processo de fabricação do ferro-gusa é dividido em duas etapas: a primeira etapa é a produção do ferro-gusa propriamente dito, e a segunda etapa é a produção do aço.

Produção do ferro-gusa

Na primeira etapa do processo, o ferro-gusa é produzido a partir da redução do minério de ferro em um alto-forno. O minério de ferro é misturado com carvão e calcário e colocado em camadas no alto-forno. O carvão é utilizado como fonte de carbono, necessário para a redução do minério de ferro, e o calcário é utilizado como fundente, para ajudar na fusão dos materiais.

O alto-forno é aquecido a altas temperaturas, superiores a 1500°C. Essa temperatura é obtida a partir da combustão do carvão, que libera gases que são utilizados como combustível. O oxigênio do ar é retirado do minério de ferro pelo carbono presente no carvão, formando o ferro-gusa líquido. O ferro-gusa líquido é coletado no fundo do alto-forno e pode ser direcionado para a segunda etapa do processo ou utilizado em outras indústrias.

Produção do aço

Na segunda etapa do processo, o ferro-gusa é transformado em aço. Para isso, é necessário retirar as impurezas presentes no ferro-gusa. Esse processo é chamado de refino. O refino pode ser feito de diversas formas, mas o mais comum é através do conversor LD (Linz-Donawitz).

O conversor LD é um grande recipiente de aço revestido com refratários. O ferro-gusa é colocado no conversor e juntamente com oxigênio puro, soprado pelo fundo, é transformado em aço. Durante o processo de refino, as impurezas do ferro-gusa são oxidadas e transformadas em escória, que é removida do conversor.

For more information, please click the button below.

Derretimento do ferro em fornos de altíssima temperatura

Para derreter o ferro em fornos de altíssima temperatura, é necessário utilizar fornos especiais, como o forno elétrico a arco. Esse tipo de forno é utilizado na produção de aço, mas também pode ser utilizado para derreter o ferro.

O forno elétrico a arco é composto por um cadinho de metal refratário, que é aquecido por um arco elétrico. O arco elétrico é formado entre dois eletrodos, que são feitos de material condutor. O ferro é colocado no cadinho e é aquecido pelo arco elétrico até atingir a temperatura de fusão. Quando o ferro atinge a temperatura de fusão, ele se torna líquido e pode ser coletado no fundo do cadinho.

Outro tipo de forno utilizado para derreter o ferro é o forno a indução. Esse tipo de forno utiliza o princípio da indução eletromagnética para aquecer o metal. O ferro é colocado em um cadinho que é envolvido por uma bobina de fio de cobre. Quando uma corrente elétrica é passada pela bobina, é gerado um campo magnético que induz correntes elétricas no ferro, aquecendo-o até a temperatura de fusão.

Vantagens e desvantagens do derretimento do ferro em fornos de altíssima temperatura

Vantagens

  • O derretimento do ferro em fornos de altíssima temperatura permite a produção de ligas metálicas com propriedades específicas;
  • Esse tipo de processo é mais eficiente e mais rápido do que outros métodos de fusão do ferro;
  • O ferro líquido pode ser facilmente transportado e moldado em diversas formas.

Desvantagens

  • O processo de derretimento do ferro em fornos de altíssima temperatura consome muita energia elétrica;
  • O processo pode gerar poluição atmosférica e resíduos sólidos.

Conclusão

O processo de derretimento do ferro em fornos de altíssima temperatura é um processo muito importante na indústria siderúrgica. Esse processo permite a produção de ferro-gusa, matéria-prima utilizada na fabricação de aço, e também permite a produção de ligas metálicas com propriedades específicas. Apesar de apresentar algumas desvantagens, como o consumo de energia elétrica e a geração de poluição atmosférica e resíduos sólidos, o processo de derretimento do ferro em fornos de altíssima temperatura é um processo eficiente e rápido, que é amplamente utilizado na indústria siderúrgica.

FAQs

1. Qual é a temperatura necessária para derreter o ferro em fornos de altíssima temperatura?

A temperatura necessária para derreter o ferro em fornos de altíssima temperatura é superior a 1500°C.

2. O que é ferro-gusa?

O ferro-gusa é um material utilizado como matéria-prima na fabricação de aço. Ele é produzido a partir da redução do minério de ferro em um alto-forno.

3. Quais são as desvantagens do processo de derretimento do ferro em fornos de altíssima temperatura?

As desvantagens do processo de derretimento do ferro em fornos de altíssima temperatura são o consumo de energia elétrica e a geração de poluição atmosférica e resíduos sólidos.

Related video of derreter o ferro em fornos de altíssima temperatura

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait