Derivação Prefixal E Sufixal Exercícios

Reza July 25, 2021
Exercicios De Derivação Prefixal E Sufixal Com Gabarito 7 Ano EDUCA

Derivação é o processo de formação de novas palavras a partir de outras já existentes. A derivação pode ser prefixal ou sufixal, dependendo se o prefixo ou o sufixo é adicionado à palavra base para criar uma nova palavra.

Derivação Prefixal

Na derivação prefixal, um prefixo é adicionado à palavra base para criar uma nova palavra. O prefixo pode mudar o significado da palavra base ou simplesmente intensificar o seu significado.

Exemplo:

  • Desfazer (des + fazer)
  • Infeliz (in + feliz)
  • Recomeçar (re + começar)

Exercícios de Derivação Prefixal

Complete as palavras abaixo com os prefixos adequados:

  1. ____regular (irregular)
  2. ____contente (descontente)
  3. ____fazer (refazer)
  4. ____justiça (injustiça)
  5. ____educado (mal-educado)

Derivação Sufixal

Na derivação sufixal, um sufixo é adicionado à palavra base para criar uma nova palavra. O sufixo pode mudar a classe gramatical da palavra base ou simplesmente modificar o seu significado.

Exemplo:

For more information, please click the button below.
  • Amigo (amigável)
  • Doce (docinho)
  • Verde (verdejante)

Exercícios de Derivação Sufixal

Complete as palavras abaixo com os sufixos adequados:

  1. Amigo (amizade)
  2. Doce (doçura)
  3. Verde (verdejar)
  4. Bom (bondade)
  5. Doente (doentio)

Conclusão

A derivação prefixal e sufixal são importantes processos para a formação de novas palavras na língua portuguesa. Com a prática de exercícios, é possível entender melhor como esses processos funcionam e aumentar o vocabulário.

FAQs

1. Como posso saber se uma palavra é formada por derivação prefixal ou sufixal?

Para identificar se uma palavra é formada por derivação prefixal ou sufixal, é necessário conhecer os prefixos e sufixos mais comuns da língua portuguesa. O prefixo é adicionado antes da palavra base, enquanto o sufixo é adicionado depois. Além disso, é importante entender o significado que o prefixo ou sufixo pode ter na palavra composta.

2. Existe alguma regra para a formação de palavras por derivação prefixal e sufixal?

Não há uma regra fixa para a formação de palavras por derivação prefixal e sufixal na língua portuguesa. Porém, é importante entender o significado dos prefixos e sufixos mais comuns para poder formar novas palavras de forma correta.

3. Como posso praticar a derivação prefixal e sufixal?

Uma forma de praticar a derivação prefixal e sufixal é por meio de exercícios, como os apresentados neste texto. Além disso, é possível fazer a leitura de textos diversos e observar como as palavras são formadas. Outra opção é estudar os prefixos e sufixos mais comuns da língua portuguesa para entender melhor como esses processos funcionam.

Related video of derivação prefixal e sufixal exercicios

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait