Decoração De Igreja Para Quaresma

Reza March 19, 2023
Quaresma de 2021 Como se preparar? Rumo à Santidade

A quaresma é um período importante na tradição católica, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira santa, antes da celebração da Páscoa. É um tempo de reflexão, oração e penitência, em que os fiéis são convidados a se voltar para Deus e se preparar para a ressurreição de Jesus Cristo.

Significado da quaresma

A quaresma tem uma grande importância na tradição católica, pois é um tempo de renovação espiritual. Durante esse período, os fiéis são convidados a se arrepender de seus pecados, buscar a reconciliação com Deus e com os outros, e se preparar para a celebração da Páscoa.

Na quaresma, a igreja adota um tom mais solene e contemplativo, com menos flores e cores, e mais símbolos de penitência e mortificação. É um tempo de recolhimento e introspecção, em que os fiéis são convidados a fazer sacrifícios e se abster de certos prazeres, como forma de imitar a paixão e morte de Jesus Cristo.

Decoração de igreja para quaresma

A decoração da igreja durante a quaresma deve refletir o caráter penitencial e contemplativo desse período, sem deixar de transmitir a mensagem de esperança e renovação que se aproxima com a Páscoa.

Cores

As cores da quaresma são o roxo e o preto, que simbolizam a penitência, a mortificação e o luto pela morte de Jesus Cristo. O roxo é a cor principal, e pode ser usado em toalhas de altar, paramentos sacerdotais, velas e arranjos florais. O preto é menos comum, mas pode ser usado em detalhes como velas, flores ou tecidos.

Símbolos

Os símbolos da quaresma são muito importantes na decoração da igreja, pois ajudam a transmitir a mensagem de penitência e renovação. Alguns dos símbolos mais comuns são:

For more information, please click the button below.
  • As cinzas: que são usadas na quarta-feira de cinzas para lembrar os fiéis da sua mortalidade e convidá-los a se arrepender dos seus pecados;
  • A cruz: que é o símbolo máximo da paixão e morte de Jesus Cristo, e pode ser usada em toalhas de altar, imagens ou velas;
  • A coroa de espinhos: que é um símbolo da coroação de Jesus Cristo como rei dos judeus, e pode ser usada em arranjos florais ou em imagens;
  • A Via Sacra: que é um conjunto de 14 estações que retratam o caminho percorrido por Jesus Cristo até a crucificação, e pode ser representada em imagens ou pinturas.

Flores

As flores na quaresma devem ser usadas com moderação, e preferencialmente em tons escuros ou brancos. Algumas das flores mais comuns para a quaresma são:

  • Lírios: que simbolizam a pureza e a ressurreição de Jesus Cristo;
  • Rosas pretas: que simbolizam a morte de Jesus Cristo;
  • Crisântemos: que simbolizam a vida eterna e a ressurreição de Jesus Cristo;
  • Samambaias: que simbolizam a humildade e a simplicidade.

Conclusão

A decoração da igreja para a quaresma é um elemento importante na vivência desse período de reflexão e penitência na tradição católica. A escolha das cores, dos símbolos e das flores deve ser feita com cuidado, de forma a transmitir a mensagem de penitência e renovação que se aproxima com a Páscoa. É um momento de recolhimento e introspecção, em que os fiéis são convidados a se voltar para Deus e se preparar para a ressurreição de Jesus Cristo.

FAQs

1. Quais são as cores da quaresma?

As cores da quaresma são o roxo e o preto, que simbolizam a penitência, a mortificação e o luto pela morte de Jesus Cristo.

2. Quais são os símbolos da quaresma?

Os símbolos da quaresma são a cinzas, a cruz, a coroa de espinhos e a Via Sacra, entre outros.

3. Quais são as flores mais usadas na quaresma?

As flores mais comuns para a quaresma são os lírios, as rosas pretas, os crisântemos e as samambaias, entre outros.

Related video of decoração de igreja para quaresma

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait