De Acordo Com As Leis De Mendel, Indivíduos Com Genótipo

Reza September 5, 2022
Exercicios De 2 Lei De Mendel Dicas de Lei

As leis de Mendel são um conjunto de princípios que explicam a hereditariedade em organismos vivos. Essas leis foram descobertas por Gregor Mendel, um monge austríaco que realizou experimentos com ervilhas no século XIX.

Genótipo e fenótipo

Antes de entendermos como as leis de Mendel se aplicam aos indivíduos com determinado genótipo, precisamos entender o que é genótipo e fenótipo.

O genótipo é o conjunto de genes que um organismo possui. Esses genes são herdados dos pais e determinam as características físicas e biológicas do indivíduo.

Já o fenótipo é a manifestação física ou biológica desses genes. Ou seja, é o que podemos ver ou observar em um organismo, como a cor dos olhos, a altura, a cor da pele, entre outros.

Leis de Mendel

Mendel estudou a herança de características em ervilhas e descobriu que existem certas regras que governam a transmissão de características de uma geração para outra. Essas regras são conhecidas como leis de Mendel.

Primeira lei de Mendel: segregação dos alelos

Segundo a primeira lei de Mendel, os alelos (formas alternativas de um gene) segregam-se durante a formação dos gametas (células sexuais). Isso significa que cada gameta recebe apenas um alelo de cada gene.

For more information, please click the button below.

Por exemplo, se um organismo tem dois alelos para a cor dos olhos, um alelo para olhos castanhos e outro para olhos azuis, cada gameta produzido por esse organismo terá apenas um desses alelos.

Segunda lei de Mendel: segregação independente dos alelos

Segundo a segunda lei de Mendel, a segregação de um alelo é independente da segregação de outro alelo. Isso significa que a herança de uma característica não afeta a herança de outra característica.

Por exemplo, a cor dos olhos e a altura são características independentes, ou seja, a herança da cor dos olhos não afeta a herança da altura.

Terceira lei de Mendel: dominância completa e recessividade

Segundo a terceira lei de Mendel, alguns alelos são dominantes e outros são recessivos. Um alelo dominante mascara a manifestação de um alelo recessivo.

Por exemplo, se um organismo tem um alelo para olhos castanhos (dominante) e um alelo para olhos azuis (recessivo), a cor dos olhos desse organismo será castanha, pois o alelo dominante mascara o alelo recessivo.

Indivíduos com genótipo

Agora que entendemos as leis de Mendel, podemos aplicá-las aos indivíduos com determinado genótipo.

Por exemplo, se um indivíduo tem o genótipo AA para a cor dos olhos (ou seja, tem dois alelos dominantes para olhos castanhos), ele terá olhos castanhos, pois o alelo dominante mascara o alelo recessivo.

Se esse mesmo indivíduo tiver filhos com uma pessoa que tem o genótipo aa para a cor dos olhos (ou seja, tem dois alelos recessivos para olhos azuis), todos os filhos desse casal terão o genótipo Aa (ou seja, um alelo dominante e um alelo recessivo para a cor dos olhos).

No entanto, todos os filhos desse casal terão os olhos castanhos, pois o alelo dominante mascara o alelo recessivo. Isso significa que a cor dos olhos dos filhos será igual à cor dos olhos do pai (AA).

Conclusão

As leis de Mendel são fundamentais para entender a hereditariedade em organismos vivos. Elas nos permitem prever a probabilidade de ocorrência de determinadas características em uma descendência e ajudam a explicar por que algumas características são mais comuns em certas populações.

Além disso, as leis de Mendel também são importantes para a genética moderna, pois fornecem a base para a compreensão de como doenças genéticas são transmitidas.

FAQs

1. Os alelos dominantes sempre prevalecem sobre os recessivos?

Nem sempre. A dominância completa é apenas um dos tipos de interação entre alelos. Existem outros tipos de interação, como codominância e dominância incompleta, em que os alelos não se comportam como dominantes ou recessivos.

2. Todos os indivíduos com o mesmo genótipo têm o mesmo fenótipo?

Não necessariamente. O fenótipo também pode ser influenciado por fatores ambientais, como a dieta, a exposição a substâncias químicas e o estilo de vida.

3. As leis de Mendel se aplicam apenas a organismos com reprodução sexuada?

As leis de Mendel foram descobertas em experimentos com plantas que se reproduzem sexuadamente, mas elas também se aplicam a outros organismos com reprodução sexuada, como animais e seres humanos.

Related video of de acordo com as leis de mendel individuos com genotipo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait