Danças Típicas De Santa Catarina

Reza May 31, 2021
Cultura De Santa Catarina Danças ASKBRAIN

Santa Catarina é um estado brasileiro que tem uma diversidade cultural muito grande, influenciada principalmente pelos seus colonizadores: portugueses, açorianos, italianos e alemães. Essa mistura de culturas resultou em uma rica tradição de danças típicas, que são muito populares em festas e celebrações, como a Oktoberfest e a Fenaostra.

1. Dança do Boi de Mamão

A Dança do Boi de Mamão é uma das mais populares em Santa Catarina. Ela é uma mistura de dança, música e teatro, que conta a história do boi que morreu e foi ressuscitado. Os dançarinos se vestem com roupas coloridas e máscaras de animais, enquanto cantam e dançam ao som de instrumentos como a rabeca, a viola e a caixa.

2. Dança da Schuhplattler

A Dança da Schuhplattler é uma dança típica dos alpes alemães que foi trazida para Santa Catarina pelos imigrantes alemães. Ela é uma dança de roda em que os dançarinos batem os pés e as pernas em ritmo acelerado, enquanto cantam e tocam instrumentos como a sanfona, o violão e a flauta.

3. Dança do Vilão

A Dança do Vilão é uma dança típica portuguesa que foi trazida para Santa Catarina pelos imigrantes açorianos. Ela é uma dança de roda em que os dançarinos se vestem com roupas coloridas e chapéus enfeitados, enquanto cantam e tocam instrumentos como a viola, a rabeca e a concertina.

4. Dança do Balaio

A Dança do Balaio é uma dança típica afro-brasileira que é muito popular em Santa Catarina. Ela é uma dança de roda em que os dançarinos se vestem com roupas coloridas e carregam balaços de palha nas mãos, enquanto cantam e dançam ao som de instrumentos como o atabaque, o pandeiro e o agogô.

5. Dança do Terno de Reis

A Dança do Terno de Reis é uma dança típica que é realizada na época do Natal em Santa Catarina. Ela é uma dança de roda em que os dançarinos se vestem com roupas coloridas e chapéus enfeitados, enquanto cantam e tocam instrumentos como a viola, a sanfona e a zabumba.

For more information, please click the button below.

6. Dança do Laço

A Dança do Laço é uma dança típica dos gaúchos que foi trazida para Santa Catarina pelos imigrantes do Rio Grande do Sul. Ela é uma dança de roda em que os dançarinos se vestem com roupas típicas dos gaúchos, enquanto dançam ao som de instrumentos como a viola, o acordeão e a gaita.

7. Dança do Caranguejo

A Dança do Caranguejo é uma dança típica dos pescadores de Santa Catarina. Ela é uma dança de roda em que os dançarinos imitam os movimentos do caranguejo, enquanto cantam e tocam instrumentos como a rabeca, a viola e a caixa.

8. Dança do Pezinho

A Dança do Pezinho é uma dança típica italiana que foi trazida para Santa Catarina pelos imigrantes italianos. Ela é uma dança de roda em que os dançarinos batem os pés em ritmo acelerado, enquanto cantam e tocam instrumentos como a sanfona, o violão e a flauta.

9. Dança do Fandango

A Dança do Fandango é uma dança típica dos pescadores do litoral catarinense. Ela é uma dança de roda em que os dançarinos se vestem com roupas típicas dos pescadores, enquanto cantam e tocam instrumentos como a viola, a rabeca e a caixa.

10. Dança do Tambor

A Dança do Tambor é uma dança típica dos afrodescendentes de Santa Catarina. Ela é uma dança de roda em que os dançarinos se vestem com roupas coloridas e tocam tambores, enquanto cantam e dançam ao som dos tambores.

Conclusão

As danças típicas de Santa Catarina são uma expressão cultural muito importante do estado, que refletem a sua diversidade e riqueza cultural. Essas danças são uma forma de manter viva a tradição e a identidade cultural dos povos que habitam Santa Catarina.

FAQs

1. Quais são as origens das danças típicas de Santa Catarina?

As danças típicas de Santa Catarina têm origens diversas, influenciadas pelos colonizadores do estado: portugueses, açorianos, italianos e alemães, além dos afrodescendentes e dos pescadores.

2. Onde posso ver as danças típicas de Santa Catarina?

As danças típicas de Santa Catarina são muito populares em festas e celebrações, como a Oktoberfest e a Fenaostra. Além disso, há diversos grupos de dança que se apresentam em eventos culturais e turísticos.

3. É possível aprender a dançar as danças típicas de Santa Catarina?

Sim, há escolas de dança que oferecem cursos de danças típicas de Santa Catarina, além de grupos de dança que ensinam as danças em comunidades e associações culturais.

Related video of dancas tipicas de santa catarina

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait