Dados Do Cotidiano Para Redação

Reza September 2, 2021
Redação prémoldada que deu certo. Testamos com outro tema e não deu

A redação é uma habilidade fundamental para qualquer pessoa, pois é uma forma de se expressar e comunicar ideias. Seja na escola, na faculdade ou no trabalho, a redação é uma habilidade que será útil em muitos momentos da vida. Para escrever uma boa redação, é importante ter dados do cotidiano que possam ser utilizados como base para a argumentação.

O que são dados do cotidiano?

Dados do cotidiano são informações e fatos que acontecem no dia a dia e que podem ser usados para defender um ponto de vista em uma redação. Eles podem ser encontrados em notícias, livros, filmes, documentários, conversas com amigos e familiares, entre outros. Esses dados são importantes porque ajudam a dar mais credibilidade e sustentação aos argumentos apresentados na redação.

Como utilizar os dados do cotidiano na redação?

Para utilizar os dados do cotidiano na redação, é importante seguir alguns passos:

  1. Identificar o tema: É preciso ter clareza sobre o tema que será abordado na redação. A partir disso, é possível buscar informações relevantes sobre o assunto.
  2. Fazer uma pesquisa: É importante buscar informações em fontes confiáveis, como livros, artigos científicos, jornais e revistas. É possível também buscar informações em sites governamentais e de instituições renomadas.
  3. Selecionar as informações relevantes: Após fazer a pesquisa, é preciso selecionar as informações que são mais relevantes para a argumentação. É importante escolher dados que sejam atualizados e que tenham uma fonte confiável.
  4. Organizar as informações: Após selecionar as informações relevantes, é preciso organizá-las de forma lógica e coerente, para que a argumentação seja clara e objetiva.
  5. Utilizar os dados na argumentação: Os dados do cotidiano devem ser utilizados para sustentar os argumentos apresentados na redação. É importante citar a fonte das informações para dar mais credibilidade à argumentação.

Exemplos de dados do cotidiano para redação

Os dados do cotidiano podem ser usados em diferentes tipos de redação, como dissertações, textos argumentativos e resenhas. A seguir, alguns exemplos de dados do cotidiano que podem ser utilizados em redações:

  • O aumento da violência urbana nas grandes cidades;
  • A poluição do ar e seus efeitos na saúde das pessoas;
  • A crescente desigualdade social no Brasil;
  • A importância da educação para o desenvolvimento do país;
  • A influência da tecnologia na vida das pessoas;
  • A crise econômica e seus impactos na vida das pessoas;
  • A importância da preservação do meio ambiente;
  • A situação dos refugiados no mundo;
  • A questão da igualdade de gênero e suas implicações na sociedade;
  • A importância da saúde mental para o bem-estar das pessoas.

Conclusão

Os dados do cotidiano são fundamentais para escrever uma boa redação, pois ajudam a sustentar os argumentos apresentados. É importante buscar informações em fontes confiáveis e atualizadas, selecionar as informações relevantes e organizá-las de forma lógica e coerente. Utilizar dados do cotidiano na redação pode ser uma forma eficaz de convencer o leitor sobre determinado assunto.

FAQs

1. O que fazer se não encontrar dados do cotidiano sobre o tema da redação?

Se não encontrar dados do cotidiano sobre o tema da redação, é possível buscar informações em fontes mais amplas, como livros e artigos científicos. Também é possível utilizar exemplos fictícios para ilustrar a argumentação.

For more information, please click the button below.

2. É possível utilizar dados do cotidiano em redações de concursos públicos?

Sim, é possível utilizar dados do cotidiano em redações de concursos públicos, desde que sejam relevantes para o tema proposto e que tenham uma fonte confiável.

3. Como saber se uma fonte é confiável?

Uma fonte é considerada confiável quando é de uma instituição renomada, quando é assinada por um especialista no assunto ou quando é baseada em estudos científicos comprovados. É importante sempre verificar a fonte das informações antes de utilizá-las na redação.

Related video of dados do cotidiano para redação

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait