Crise De 29 Mapa Mental

Reza August 9, 2022
Mapa Mental Da Crise De 1929 EDUCA

A crise de 29, também conhecida como a Grande Depressão, foi um período de grave crise econômica que afetou o mundo inteiro, iniciado em 1929 e durou até o início da Segunda Guerra Mundial, em 1939. O colapso da Bolsa de Valores de Nova York, em outubro de 1929, é considerado um dos principais gatilhos para a crise. Neste artigo, iremos abordar a crise de 29 através de um mapa mental, que irá ajudar a entender melhor as causas e consequências deste evento histórico.

Causas da Crise de 29

A crise de 29 teve diversas causas, algumas delas foram:

  • Especulação financeira: Durante a década de 1920, muitos investidores e especuladores investiram grandes quantias de dinheiro na Bolsa de Valores de Nova York, esperando lucrar com a valorização das ações. No entanto, esta valorização não era sustentável, já que não havia uma base sólida para o crescimento econômico.
  • Crédito fácil: Os bancos dos Estados Unidos estavam oferecendo empréstimos com juros baixos para as pessoas comprarem ações na bolsa. Esta facilidade de crédito fez com que muitas pessoas se endividassem para investir na bolsa.
  • Superprodução industrial: Durante a década de 1920, a indústria dos Estados Unidos passou por um período de grande crescimento, resultando em uma superprodução de bens. No entanto, a demanda por estes bens não era suficiente para absorver toda a produção, levando ao acúmulo de estoques e ao aumento da concorrência, com a queda dos preços.
  • Protecionismo comercial: Os países adotaram políticas protecionistas, com a imposição de tarifas e barreiras alfandegárias, para proteger suas indústrias nacionais da concorrência estrangeira. Isso reduziu o comércio internacional e a circulação de mercadorias, agravando a crise econômica.

Consequências da Crise de 29

A crise de 29 teve consequências graves para a economia mundial, algumas delas foram:

  • Desemprego: A crise causou uma queda na produção industrial e no comércio, o que resultou em um aumento no desemprego. Milhões de pessoas perderam seus empregos e não conseguiam mais sustentar suas famílias, o que levou a uma pobreza generalizada.
  • Quebra de empresas: Muitas empresas faliram durante a crise, especialmente aquelas que estavam envolvidas em especulação financeira ou que dependiam do mercado externo para vender seus produtos. A quebra de empresas resultou em mais desemprego e na perda de investimentos.
  • Redução do comércio internacional: A crise provocou uma redução no comércio internacional, já que os países adotaram políticas protecionistas para proteger suas indústrias nacionais. Isso levou ao aumento da pobreza e da instabilidade política em vários países.
  • Intervenção do Estado: A crise de 29 levou a uma maior intervenção do Estado na economia, através de medidas como a criação de programas de assistência social e a regulação do sistema financeiro.

Mapa Mental da Crise de 29

A seguir, apresentamos um mapa mental da crise de 29, que resume as principais causas e consequências deste evento histórico:

mapa mental da crise de 29

Conclusão

A crise de 29 foi um evento histórico importante que teve consequências graves para a economia mundial. Através do mapa mental apresentado neste artigo, foi possível entender melhor as causas e consequências deste evento, que ainda é estudado por economistas e historiadores. É importante lembrar que a crise de 29 resultou em uma maior intervenção do Estado na economia e na criação de políticas sociais para combater a pobreza e o desemprego.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. A crise de 29 afetou apenas os Estados Unidos?

Não. A crise de 29 afetou a economia mundial, com consequências graves para diversos países, especialmente os que dependiam do comércio internacional.

2. Como a crise de 29 influenciou a política dos Estados Unidos?

A crise de 29 levou a uma maior intervenção do Estado na economia, com a criação de programas sociais e a regulação do sistema financeiro. Isso influenciou a política dos Estados Unidos nas décadas seguintes, com a adoção de políticas econômicas mais intervencionistas.

3. A crise de 29 poderia ter sido evitada?

Possivelmente. Se medidas preventivas tivessem sido tomadas para evitar a especulação financeira e o crédito fácil, a crise poderia ter sido evitada ou minimizada.

Related video of crise de 29 mapa mental

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait