Cordel De São João Com Rimas

Reza August 1, 2021
Cartazes com poesias de Festa Junina Poesia, Cartaz, Desenho festa junina

O cordel é um gênero literário popular brasileiro que se caracteriza pela utilização de rimas e pela escrita em forma de poesia. É comum que esses cordéis sejam vendidos em feiras e mercados, amarrados em cordas, daí o nome “cordel”. Além disso, é uma tradição muito presente na cultura nordestina, sendo muito comum encontrar cordelistas em diversos eventos, como festas de São João.

São João

São João é uma das festas mais tradicionais do nordeste brasileiro e é comemorada em diversos estados da região, como Pernambuco, Bahia, Ceará, Sergipe, entre outros. A celebração acontece no mês de junho e é marcada por muita música, dança, comida típica e, claro, pela leitura e produção de cordéis.

O que é cordel de São João?

O cordel de São João é um tipo de cordel que é produzido especialmente para a época das festas juninas. Ele geralmente traz temas relacionados a essa celebração, como a história de São João, as quadrilhas, as comidas típicas, entre outros.

Como é feito o cordel de São João?

O cordel de São João é feito da mesma forma que os demais cordéis. O autor escolhe o tema que deseja abordar e começa a escrever em forma de poesia, utilizando a rima para dar musicalidade ao texto. Depois de pronto, o cordel é impresso em uma folha de papel e, muitas vezes, ilustrado com desenhos que ajudam a contar a história.

Rimas

As rimas são uma das características mais marcantes do cordel. Elas ajudam a dar musicalidade ao texto e a torná-lo mais cativante para o leitor. No cordel de São João, as rimas são ainda mais importantes, já que a festa é marcada pela música e pela dança.

O que são rimas?

Rimas são palavras que apresentam sons iguais ou parecidos em suas terminações. No cordel, é comum que as rimas sejam feitas com as palavras finais de cada verso, dando uma melodia ao texto.

For more information, please click the button below.

Como escolher as rimas para o cordel de São João?

A escolha das rimas para o cordel de São João depende do tema que será abordado. É importante que as rimas sejam harmoniosas e que ajudem a dar um ritmo ao texto. Além disso, é interessante utilizar palavras que remetam à festa junina, como fogueira, quadrilha, bandeirinha, entre outras.

Conclusão

O cordel de São João com rimas é uma tradição muito presente na cultura nordestina e que ajuda a manter viva a história e as tradições dessa região. A utilização das rimas dá uma musicalidade ao texto e torna o cordel ainda mais cativante para o leitor. Com a chegada das festas juninas, é comum encontrar cordelistas vendendo seus cordéis amarrados em cordas, levando cultura e arte para as pessoas.

FAQs

1. O cordel é uma forma de poesia?

Sim, o cordel é um gênero literário brasileiro que se caracteriza pela utilização de rimas e pela escrita em forma de poesia.

2. Qual a origem do cordel?

O cordel tem origem em Portugal, mas foi no nordeste brasileiro que ele se popularizou e se tornou uma tradição.

3. Como é feita a venda dos cordéis?

Os cordéis geralmente são vendidos em feiras e mercados, amarrados em cordas. O cordelista fica em pé ao lado da corda, oferecendo e recitando seus cordéis para as pessoas que passam.

Related video of cordel de são joão com rimas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait