Coprologia Funcional: O Que Avalia?

Reza March 30, 2022
EXAMEN COPROLOGICO 9

A coprologia funcional é um exame laboratorial que tem como objetivo avaliar a função intestinal dos pacientes. Esse exame é feito a partir da análise das fezes do paciente, buscando identificar possíveis alterações na digestão, absorção e eliminação dos alimentos.

Como é feito o exame?

O exame de coprologia funcional é feito a partir da coleta de uma amostra das fezes do paciente. Essa amostra é coletada em um recipiente estéril e deve ser levada ao laboratório o mais rápido possível, para que os resultados sejam precisos.

No laboratório, a amostra é analisada por um técnico especializado, que irá avaliar as características físicas, químicas e microbiológicas das fezes. A partir dessas análises, é possível identificar possíveis alterações na digestão, absorção e eliminação dos alimentos.

Para que serve a coprologia funcional?

A coprologia funcional é um exame muito importante na avaliação da função intestinal dos pacientes. Esse exame pode ser indicado em diversos casos, como:

  • Investigação de diarreias crônicas ou persistentes;
  • Avaliação de distúrbios digestivos, como constipação intestinal;
  • Acompanhamento de pacientes com doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa;
  • Investigação de infecções intestinais;
  • Avaliação de intolerâncias alimentares;
  • Monitoramento da eficácia de tratamentos para doenças gastrointestinais.

Quais são os resultados possíveis da coprologia funcional?

A coprologia funcional pode apresentar diversos resultados, que variam de acordo com as características das fezes do paciente. Alguns dos resultados mais comuns são:

  • Aumento ou diminuição da quantidade de gordura nas fezes;
  • Presença de sangue, muco ou pus nas fezes;
  • Alterações na consistência das fezes, como diarreia ou constipação;
  • Presença de parasitas ou bactérias patogênicas nas fezes;
  • Alterações na acidez ou alcalinidade das fezes;
  • Presença de restos alimentares não digeridos nas fezes.

Com base nos resultados da coprologia funcional, o médico pode fazer um diagnóstico mais preciso e indicar o tratamento mais adequado para cada caso.

For more information, please click the button below.

Quais são os cuidados necessários para realizar a coprologia funcional?

Para que os resultados da coprologia funcional sejam precisos, é necessário seguir alguns cuidados antes e durante o exame. Alguns dos cuidados necessários são:

  • Não utilizar laxantes ou enemas nas 48 horas que antecedem o exame;
  • Evitar o uso de medicamentos que possam afetar a função intestinal, como antibióticos e anti-inflamatórios, durante o período de coleta das fezes;
  • Não coletar amostras de fezes durante o período menstrual, pois a presença de sangue pode interferir nos resultados;
  • Realizar a coleta de fezes em um recipiente limpo e estéril;
  • Levar a amostra de fezes ao laboratório o mais rápido possível, para que os resultados sejam precisos.

A coprologia funcional é um exame muito importante na avaliação da função intestinal dos pacientes. Esse exame pode ser indicado em diversos casos, como investigação de diarreias crônicas, avaliação de distúrbios digestivos e acompanhamento de pacientes com doenças inflamatórias intestinais. Com base nos resultados da coprologia funcional, o médico pode fazer um diagnóstico mais preciso e indicar o tratamento mais adequado para cada caso.

FAQs

O exame de coprologia funcional é doloroso?

Não, o exame de coprologia funcional não é doloroso. A coleta de uma amostra das fezes do paciente é feita de forma simples e rápida, sem causar desconforto ou dor.

É necessário fazer algum preparo especial antes do exame de coprologia funcional?

Sim, é necessário seguir alguns cuidados antes e durante o exame de coprologia funcional para que os resultados sejam precisos. Alguns dos cuidados necessários são não utilizar laxantes ou enemas nas 48 horas que antecedem o exame, evitar o uso de medicamentos que possam afetar a função intestinal e não coletar amostras de fezes durante o período menstrual.

Qual é o tempo de espera para obter os resultados da coprologia funcional?

O tempo de espera para obter os resultados da coprologia funcional pode variar de acordo com o laboratório que realiza o exame. Geralmente, os resultados são entregues ao paciente em até uma semana após a coleta da amostra de fezes.

Related video of coprologico funcional o que avalia

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait