Considerações Sobre O Texto A Seguir

Reza August 23, 2021
Considere as afirmações a seguir.

O texto

O texto a seguir é uma crônica de Luís Fernando Veríssimo, intitulada “O homem que sabia javanês”, publicada originalmente no livro “Comédias para se ler na escola”, em 2000. A crônica conta a história de um homem que, por ter aprendido javanês, se torna uma espécie de celebridade em sua cidade. No entanto, ele acaba sendo desmascarado por um especialista na língua, que revela que seu conhecimento era limitado a algumas frases decoradas.

Análise do texto

A crônica de Veríssimo é uma obra de ficção que utiliza a história do homem que sabia javanês como uma metáfora para discutir questões como a valorização do conhecimento superficial em detrimento do aprofundamento em uma área específica, a busca pela fama e reconhecimento a qualquer custo e a falsa ideia de que o conhecimento é um fim em si mesmo.

Por um lado, a história do homem que sabia javanês mostra como a sociedade muitas vezes valoriza mais a aparência do conhecimento do que o conhecimento em si. O protagonista da história se torna uma celebridade em sua cidade apenas por saber algumas frases em javanês, o que demonstra como muitas vezes as pessoas valorizam mais a superficialidade do que o aprofundamento em uma área específica.

Por outro lado, a história também mostra como a busca pela fama e reconhecimento a qualquer custo pode levar a situações embaraçosas e humilhantes. O homem que sabia javanês acaba sendo desmascarado por um especialista na língua, o que demonstra como a falsa ideia de que a fama e o reconhecimento são um fim em si mesmos pode levar a situações constrangedoras e a uma perda de credibilidade.

Além disso, a história também discute a falsa ideia de que o conhecimento é um fim em si mesmo. O homem que sabia javanês aprendeu a língua apenas para impressionar os outros e obter fama e reconhecimento, o que demonstra como muitas vezes o conhecimento é visto como um meio para um fim, e não como um fim em si mesmo.

Conclusão

Em resumo, a crônica de Luís Fernando Veríssimo é uma obra de ficção que utiliza a história do homem que sabia javanês como uma metáfora para discutir questões como a valorização do conhecimento superficial em detrimento do aprofundamento em uma área específica, a busca pela fama e reconhecimento a qualquer custo e a falsa ideia de que o conhecimento é um fim em si mesmo. A história mostra como a sociedade muitas vezes valoriza mais a aparência do conhecimento do que o conhecimento em si, como a busca pela fama e reconhecimento a qualquer custo pode levar a situações embaraçosas e humilhantes e como a falsa ideia de que o conhecimento é um fim em si mesmo pode levar a uma perda de credibilidade.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. Qual é a mensagem principal da crônica “O homem que sabia javanês”?

A mensagem principal da crônica é que a sociedade muitas vezes valoriza mais a aparência do conhecimento do que o conhecimento em si, e que a busca pela fama e reconhecimento a qualquer custo pode levar a situações embaraçosas e humilhantes.

2. Por que o homem que sabia javanês acaba sendo desmascarado?

O homem que sabia javanês acaba sendo desmascarado por um especialista na língua, que revela que seu conhecimento era limitado a algumas frases decoradas.

3. Qual é a crítica principal que a crônica faz sobre a falsa ideia de que o conhecimento é um fim em si mesmo?

A crítica principal que a crônica faz é que muitas vezes o conhecimento é visto como um meio para um fim, e não como um fim em si mesmo. O homem que sabia javanês aprendeu a língua apenas para impressionar os outros e obter fama e reconhecimento, o que demonstra como a falsa ideia de que o conhecimento é um fim em si mesmo pode levar a uma perda de credibilidade.

Related video of considere o texto a seguir

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait