Conjugação Do Verbo Comprar No Futuro

Reza March 18, 2022
Aula de conjugação de verbo Comprar e formar frases konjigezon vèb

Para entender a conjugação do verbo comprar no futuro, é necessário primeiro entender o que é o tempo futuro em português. O futuro é um tempo verbal que indica uma ação que ainda vai acontecer, ou seja, que acontecerá depois do momento presente. Em português, o futuro é formado pelo verbo auxiliar “ir” conjugado no presente, seguido do verbo principal no infinitivo.

Exemplo:

  • Eu vou comprar um carro novo.
  • Nós iremos viajar no próximo mês.
  • Eles vão estudar para o vestibular.

Agora, para conjugarmos o verbo comprar no futuro, precisamos seguir essa mesma regra. Primeiro, conjugamos o verbo auxiliar “ir” no presente de acordo com o sujeito da frase. Depois, adicionamos o verbo comprar no infinitivo.

Conjugação do verbo comprar no futuro simples

Veja abaixo a conjugação do verbo comprar no futuro simples:

Eu Tu Ele/Ela/Você Nós Vós Eles/Elas/Vocês
vou comprar vais comprar vai comprar vamos comprar ides comprar vão comprar

Observe que a conjugação do verbo comprar no futuro simples é formada pelo presente do verbo “ir” seguido do verbo comprar no infinitivo. É importante lembrar que essa conjugação é utilizada para indicar uma ação que ainda vai acontecer, como nos exemplos abaixo:

  • Eu vou comprar um celular novo.
  • Nós vamos comprar uma casa.
  • Elas vão comprar roupas novas para a festa.

Conjugação do verbo comprar no futuro composto

Além do futuro simples, existe também o futuro composto, que é utilizado para indicar uma ação que terá sido concluída em um momento futuro específico. Esse tempo verbal é formado pelo verbo auxiliar “ir” conjugado no presente, seguido do verbo principal no particípio.

For more information, please click the button below.

Veja abaixo a conjugação do verbo comprar no futuro composto:

Eu Tu Ele/Ela/Você Nós Vós Eles/Elas/Vocês
terei comprado terás comprado terá comprado teremos comprado tereis comprado terão comprado

Observe que a conjugação do verbo comprar no futuro composto é formada pelo presente do verbo “ir” seguido do verbo principal no particípio. É importante lembrar que essa conjugação é utilizada para indicar uma ação que terá sido concluída em um momento futuro específico, como nos exemplos abaixo:

  • Eu terei comprado o presente de aniversário da minha mãe até o final da semana.
  • Nós teremos comprado as passagens para a viagem até o final do mês.
  • Eles terão comprado os ingressos para o show até amanhã.

Conclusão

A conjugação do verbo comprar no futuro é uma das mais utilizadas no dia a dia, já que costumamos fazer planos e prever ações que ainda vão acontecer. É importante lembrar que o futuro pode ser expresso tanto pelo tempo verbal futuro simples quanto pelo futuro composto, e que a escolha entre eles depende do contexto em que a frase está inserida. Com a prática, fica cada vez mais fácil identificar qual a conjugação correta para cada situação.

FAQs

O que é o tempo verbal futuro?

O tempo verbal futuro é aquele que indica uma ação que ainda vai acontecer, ou seja, que acontecerá depois do momento presente. Em português, o futuro é formado pelo verbo auxiliar “ir” conjugado no presente, seguido do verbo principal no infinitivo.

Qual é a diferença entre o futuro simples e o futuro composto?

O futuro simples é utilizado para indicar uma ação que ainda vai acontecer, enquanto o futuro composto é utilizado para indicar uma ação que terá sido concluída em um momento futuro específico.

Como sei qual a conjugação correta para o verbo comprar no futuro?

A conjugação do verbo comprar no futuro depende do tempo verbal utilizado (futuro simples ou futuro composto) e do sujeito da frase. Para o futuro simples, basta conjugar o verbo auxiliar “ir” no presente e adicionar o verbo comprar no infinitivo. Para o futuro composto, é necessário conjugar o verbo auxiliar “ir” no presente e adicionar o verbo comprar no particípio.

Related video of conjugação do verbo comprar no futuro

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait