Conhecereis A Verdade E A Verdade Vos Libertará: O Que Significa?

Reza April 4, 2022
e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 832 ARA https

Esta é uma frase bíblica muito conhecida e citada, mas nem sempre compreendida em seu real significado. A passagem em questão é encontrada no Evangelho de João, capítulo 8, versículo 32:

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

Para entendermos o que essa frase significa, precisamos contextualizá-la dentro do próprio trecho bíblico em que está inserida. No capítulo 8 do Evangelho de João, Jesus está no templo ensinando ao povo. Os fariseus (líderes religiosos da época) trazem até ele uma mulher que havia sido pega em adultério, querendo testá-lo. Eles perguntam a Jesus se ele concorda que a mulher seja apedrejada, como mandava a lei mosaica. Jesus responde que aquele que não tiver pecado deve atirar a primeira pedra. Diante disso, um a um, os fariseus vão se retirando, até que só Jesus e a mulher ficam ali. Jesus pergunta à mulher onde estão seus acusadores e se alguém a condenou. Ela responde que não. E é então que Jesus diz a frase em questão:

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

Mas o que Jesus quis dizer com isso? Para entendermos, é importante olharmos para o contexto histórico e cultural da época. Naquela época, o povo judeu vivia sob o domínio romano, e os fariseus eram uma espécie de elite religiosa que controlava o acesso ao conhecimento religioso e à interpretação da lei. Ou seja, eles eram os guardiões da “verdade” e detinham grande poder sobre o povo. No entanto, eles também eram hipócritas e muitas vezes usavam esse poder para benefício próprio, em vez de ajudar o povo.

Por isso, quando Jesus diz que “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”, ele está se referindo a uma verdade muito específica: a verdade que liberta o homem da opressão, do jugo dos fariseus e do domínio romano. Essa verdade não é um conjunto de dogmas ou doutrinas religiosas, mas sim a verdade que liberta o homem da injustiça e da opressão.

Mas como o conhecimento dessa verdade pode libertar o homem? A resposta está na própria passagem bíblica. Depois que Jesus diz a frase em questão, os judeus que estavam ali questionam: “Somos descendência de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém; como dizes tu: Sereis livres?” Jesus responde: “Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.”

Em outras palavras, Jesus está dizendo que a verdade que liberta é a verdade que nos faz reconhecer que somos escravos do pecado e precisamos de libertação. Essa libertação vem por meio de Jesus Cristo, que é o Filho que fica para sempre em casa. Ou seja, a verdade que liberta é a verdade que nos leva a reconhecer nossa condição de pecadores e a buscar a salvação em Jesus.

For more information, please click the button below.

Conclusão

Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará é uma frase que tem um significado muito profundo e importante para os cristãos. Ela nos ensina que a verdade que realmente importa não é a verdade que os homens criam, mas sim a verdade que vem de Deus e que nos liberta do pecado e da opressão. Essa verdade é personificada em Jesus Cristo, que é o caminho, a verdade e a vida.

FAQs

1. Essa frase se aplica somente aos cristãos?

Embora essa frase tenha sido proferida por Jesus Cristo e tenha uma conotação cristã, a ideia de que a verdade liberta é universal. Todos os seres humanos têm o direito de buscar a verdade e a liberdade, independentemente de sua religião ou crença.

2. Como a verdade pode nos libertar das opressões sociais?

Quando conhecemos a verdade sobre as opressões sociais, podemos agir de forma mais consciente e eficaz para combatê-las. A verdade nos inspira a lutar por justiça e igualdade, e nos dá forças para enfrentar os desafios que surgem nesse caminho.

3. Qual é a diferença entre a verdade que liberta e a verdade que oprime?

A verdade que liberta é aquela que nos faz crescer e nos torna livres para sermos quem somos. Ela nos inspira a buscar o bem e a verdadeira felicidade. Já a verdade que oprime é aquela que nos limita e nos faz sentir presos a uma ideia ou crença. Ela nos impede de crescer e nos torna reféns de uma visão limitada do mundo.

Related video of conhecereis a verdade ea verdade vos libertará o que significa

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait