Conceito De Negligência Na Enfermagem

Reza May 25, 2021
A diferença entre negligência, Imprudência e Imperícia

A negligência na enfermagem é um tema muito importante e que deve ser discutido dentro da área da saúde. Ela está relacionada a uma falta de cuidado, atenção e zelo por parte do profissional de enfermagem em relação ao paciente. A negligência pode ocorrer em diversas situações e pode trazer consequências graves para a saúde do paciente, podendo até mesmo levar à morte.

O que é negligência na enfermagem?

A negligência na enfermagem é caracterizada pela falta de cuidado, atenção e zelo por parte do profissional de enfermagem em relação ao paciente. Ela pode ocorrer em diversas situações, tais como:

  • Administração de medicamentos;
  • Cuidados com higiene pessoal;
  • Monitoramento de sinais vitais;
  • Realização de curativos;
  • Atenção em relação a possíveis complicações;
  • Entre outros.

A negligência pode ocorrer tanto por ação quanto por omissão do profissional de enfermagem. Ela pode ser intencional ou não intencional, mas em ambos os casos, ela pode trazer consequências graves para a saúde do paciente.

Quais são as consequências da negligência na enfermagem?

As consequências da negligência na enfermagem podem ser graves e até mesmo fatais. Algumas consequências incluem:

  • Infecções;
  • Complicações em feridas e cicatrizes;
  • Lesões por pressão;
  • Desidratação;
  • Desnutrição;
  • Complicações respiratórias;
  • Entre outras.

Em casos extremos, a negligência na enfermagem pode levar à morte do paciente.

Como prevenir a negligência na enfermagem?

Para prevenir a negligência na enfermagem, é importante que os profissionais de enfermagem estejam sempre atentos e cuidadosos em relação ao cuidado do paciente. Algumas medidas que podem ser tomadas incluem:

For more information, please click the button below.
  • Realização de treinamentos e cursos de capacitação;
  • Criação de protocolos e procedimentos para cada tipo de cuidado;
  • Utilização de tecnologias para auxiliar na administração de medicamentos e monitoramento de sinais vitais;
  • Manter uma comunicação clara e frequente com o paciente;
  • Manter registros atualizados sobre o cuidado prestado ao paciente;
  • Entre outras.

É importante que os profissionais de enfermagem estejam sempre atualizados e capacitados para prestar um cuidado de qualidade ao paciente, prevenindo assim a negligência.

Como denunciar casos de negligência na enfermagem?

Caso seja identificado algum caso de negligência na enfermagem, é importante que o paciente ou seus familiares denunciem imediatamente ao Conselho Regional de Enfermagem (COREN) da sua região. Também é possível denunciar ao Ministério Público e aos órgãos de saúde responsáveis pela fiscalização da instituição de saúde.

A denúncia deve ser feita de forma clara e objetiva, com a apresentação de provas e documentos que comprovem a negligência. O COREN irá investigar o caso e, se comprovada a negligência, o profissional de enfermagem poderá ser punido de acordo com a legislação vigente.

A negligência na enfermagem é um tema muito importante e que deve ser discutido dentro da área da saúde. Ela pode trazer consequências graves para a saúde do paciente e até mesmo levar à morte. Para prevenir a negligência, é importante que os profissionais de enfermagem estejam sempre atualizados e capacitados, além de seguir protocolos e procedimentos para cada tipo de cuidado. Caso seja identificado algum caso de negligência, é importante que seja denunciado imediatamente aos órgãos competentes para que possa ser investigado e punido de acordo com a legislação vigente.

FAQs

1. O que é negligência por omissão?

A negligência por omissão ocorre quando o profissional de enfermagem se omite de prestar um cuidado necessário ao paciente. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando o profissional deixa de administrar um medicamento ou de realizar um curativo, colocando em risco a saúde do paciente.

2. Como é a punição para casos de negligência na enfermagem?

A punição para casos de negligência na enfermagem pode variar de acordo com a gravidade do caso e de acordo com a legislação vigente. O profissional de enfermagem pode receber advertência, multa, suspensão do exercício profissional ou até mesmo a cassação do registro profissional.

3. Qual é o papel do COREN em casos de negligência na enfermagem?

O Conselho Regional de Enfermagem (COREN) tem como papel fiscalizar e regulamentar o exercício profissional dos enfermeiros e técnicos de enfermagem. Em casos de negligência na enfermagem, o COREN é responsável por investigar o caso e, se comprovada a negligência, punir o profissional de enfermagem de acordo com a legislação vigente.

Related video of conceito de negligência na enfermagem

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait