Complete Com As Silabas Que Faltam

Reza November 14, 2022
Complete as sílabas que faltam worksheet

Este tipo de pergunta é muito comum em exercícios de português, principalmente no ensino fundamental e médio. A proposta é que sejam fornecidas algumas sílabas de uma palavra e o aluno deve completá-la com as sílabas que estão faltando. Por exemplo:

  • __nei__to
  • car__n__vor__
  • __bra__ão

O objetivo é testar o conhecimento do aluno em relação à separação de sílabas e a ortografia das palavras. Para completar corretamente as palavras, é necessário conhecimento das regras de acentuação, de separação silábica e de ortografia.

Regras de acentuação

As regras de acentuação são fundamentais para completar corretamente as palavras em questão. Algumas das principais regras são:

  • Palavras oxítonas (com a sílaba tônica na última sílaba) são acentuadas quando terminam em a, e, o, em, ens. Exemplos: café, você, avô, parabéns, armazéns.
  • Palavras paroxítonas (com a sílaba tônica na penúltima sílaba) são acentuadas quando terminam em i, u, l, n, r, x, ps, ão, ei, oi. Exemplos: táxi, água, fácil, hífen, pássaro, tórax, bíceps, avião, ideia, heroico.
  • Palavras proparoxítonas (com a sílaba tônica na antepenúltima sílaba) são sempre acentuadas. Exemplos: música, árvore, sílaba.

Regras de separação silábica

As regras de separação silábica são importantes para que o aluno saiba onde termina uma sílaba e começa outra. Algumas das principais regras são:

  • Palavras com duas consoantes juntas devem ser separadas entre as consoantes. Exemplos: monstro (mons-tro), clima (cli-ma), plano (pla-no).
  • Palavras com ditongos (união de duas vogais) devem ser separadas entre as vogais. Exemplos: saída (sa-í-da), boi (bo-i), cheio (chei-o).
  • Palavras com encontros consonantais (união de duas ou mais consoantes que não formam um dígrafo) devem ser separadas entre as consoantes. Exemplos: praia (prai-a), cacto (cac-to), inseto (in-se-to).
  • Palavras com hífen já indicam a separação silábica. Exemplos: bem-vindo (bem-vin-do), guarda-chuva (gar-da-chu-va), anti-inflamatório (an-ti-in-fla-ma-tó-rio).

Regras de ortografia

As regras de ortografia são importantes para que o aluno saiba como escrever corretamente as palavras. Algumas das principais regras são:

  • Palavras que terminam em s só recebem o acréscimo do -es no plural se a sílaba tônica for a penúltima. Exemplos: lápis (lá-pis / lá-pis-es), colchão (col-chão / col-chões).
  • Palavras que terminam em x, ch, sh, ss e z recebem o acréscimo do -es no plural. Exemplos: caixas, fichas, pratos, misses, luzes.
  • Palavras com a letra s ou z entre vogais recebem o acréscimo do -ão no lugar do -am no futuro do presente e no presente do indicativo. Exemplos: amarás (a-ma-rás), amarão (a-ma-rão), perderás (per-de-rás), perderão (per-de-rão).
  • Palavras com a letra x no final recebem o acréscimo do -s no plural. Exemplos: tórax (tó-rax / tó-rax-es), clímax (clí-max / clí-max-es).

Conclusão

Completar palavras com as sílabas que faltam é uma forma de testar o conhecimento do aluno em relação à ortografia, à acentuação e à separação silábica. É importante que o aluno tenha conhecimento das principais regras desses aspectos da língua portuguesa para conseguir completar as palavras corretamente. Além disso, é importante que o aluno pratique a leitura e a escrita para assimilar essas regras e melhorar sua habilidade na língua portuguesa.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. Completar palavras com as sílabas que faltam é uma atividade exclusiva do ensino fundamental e médio?

Não, essa atividade pode ser útil para qualquer pessoa que esteja aprendendo português ou que queira aprimorar sua habilidade na língua.

2. Existe uma única forma correta de separação silábica e de acentuação?

Sim, existem regras estabelecidas para a separação silábica e a acentuação das palavras. No entanto, existem algumas exceções e casos que geram dúvidas.

3. O que fazer quando há dúvidas em relação à separação silábica ou à acentuação de uma palavra?

O ideal é consultar um dicionário ou uma gramática da língua portuguesa para esclarecer as dúvidas. Além disso, é importante praticar a leitura e a escrita para assimilar as regras da língua.

Related video of complete com as silabas que faltam

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait