Como Se Separa A Palavra Aniversário

Reza December 2, 2022
Como Se Separa A Palavra Aniversario EDUCA

A palavra aniversário é composta por seis sílabas, sendo ela uma palavra proparoxítona, ou seja, a sílaba tônica é a antepenúltima. Para separá-la corretamente, deve-se seguir algumas regras básicas da língua portuguesa.

Separação silábica

A separação silábica é a divisão de uma palavra em sílabas. Para isso, a palavra é dividida de acordo com sua pronúncia e levando em consideração as regras da língua portuguesa. No caso da palavra aniversário, a separação correta é:

  • a-ni-ver-sá-ri-o

Esta separação ocorre devido à existência de uma vogal que não forma ditongo com a vogal da sílaba anterior. Além disso, a sílaba tônica é a antepenúltima, ou seja, a terceira sílaba contando a partir do final da palavra.

Regras de separação silábica

Para separar corretamente as sílabas de uma palavra, é importante conhecer algumas regras da língua portuguesa. Algumas delas são:

  • Ditongos: vogais que se juntam para formar uma única sílaba. Exemplos: pai, mãe, céu.
  • Hiato: duas vogais que não formam um ditongo. Exemplos: sa-ú-de, pa-ís, a-é-re-o.
  • Encontro consonantal: duas ou mais consoantes que aparecem juntas em uma palavra. Exemplos: mon-tan-ha, es-tu-do, a-tle-ta.
  • Prefixos e sufixos: partes que se adicionam ao início ou fim de uma palavra. Exemplos: des-fa-zer, en-ve-lhe-cer, a-men-to.

Acentuação de aniversário

A palavra aniversário é acentuada graficamente, ou seja, possui acento gráfico em sua escrita. O acento é utilizado para indicar a sílaba tônica da palavra, que é a antepenúltima. A ausência do acento em uma palavra proparoxítona pode alterar seu significado, como no caso de “aniversario” (sem acento), que significa “anual”.

Exceções à regra

Embora a divisão silábica de aniversário siga as regras básicas da língua portuguesa, existem algumas exceções que devem ser observadas. São elas:

For more information, please click the button below.
  • Palavras estrangeiras: algumas palavras estrangeiras podem ter uma divisão silábica diferente daquela utilizada na língua portuguesa. Exemplos: show, software, mouse.
  • Variações regionais: em algumas regiões do Brasil, a separação silábica pode ser diferente daquela utilizada em outras regiões.
  • Palavras compostas: palavras compostas podem ter a divisão silábica alterada de acordo com a junção dos elementos que a compõem. Exemplos: para-quedas, guarda-chuva, planeta-terra.

Conclusão

A separação silábica de aniversário é a-ni-ver-sá-ri-o, seguindo as regras básicas da língua portuguesa. É importante observar que existem exceções à regra, como palavras estrangeiras, variações regionais e palavras compostas.

FAQs

1. Aniversário é uma palavra proparoxítona?

Sim, aniversário é uma palavra proparoxítona, ou seja, a sílaba tônica é a antepenúltima.

2. Por que é importante conhecer as regras de separação silábica?

É importante conhecer as regras de separação silábica para escrever corretamente e evitar erros de ortografia. Além disso, a divisão silábica correta pode influenciar na pronúncia e no entendimento das palavras.

3. A separação silábica de aniversário é igual em todas as regiões do Brasil?

Não necessariamente. Em algumas regiões do Brasil, a separação silábica pode ser diferente daquela utilizada em outras regiões.

Related video of como se separa a palavra aniversário

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait