Como Os Egípcios Explicavam A Criação Do Mundo

Reza August 20, 2021
Mitos da criação segundo os egípcios Amedrontante

Os egípcios antigos tinham uma forte crença na criação do mundo e acreditavam que sua existência era resultado da ação de várias divindades que se uniram para criar o universo. Eles criaram vários mitos e lendas que explicavam a criação do mundo, cada um deles contendo elementos únicos e histórias fascinantes.

Os mitos de criação egípcios

Os mitos de criação egípcios eram complexos e envolviam várias divindades que desempenhavam papéis importantes no processo de criação. Aqui estão alguns dos mitos mais populares de criação egípcios:

1. Mito de Atum

O mito de Atum descreve como no início da criação, o deus Atum emergiu do caos primordial e criou o mundo sozinho. Ele criou Shu, o deus do ar, e Tefnut, a deusa da umidade, que por sua vez, criaram Geb, o deus da terra, e Nut, a deusa do céu.

2. Mito de Heliópolis

O mito de Heliópolis contava a história de como o deus sol, Rá, criou o mundo. Segundo o mito, Rá emergiu do oceano primordial e criou outros deuses, incluindo Shu e Tefnut. Eles, por sua vez, criaram Geb e Nut, que geraram Osíris, Ísis, Seth e Néftis.

3. Mito de Hermópolis

O mito de Hermópolis descrevia como o mundo era governado por oito deuses que personificavam as forças do caos e da ordem. Esses deuses, conhecidos como os Ogdoad, criaram o ovo cósmico, que se dividiu em duas partes, criando o céu e a terra.

Os deuses egípcios

Os deuses egípcios desempenhavam um papel fundamental na criação do mundo. Aqui estão alguns dos deuses mais importantes:

For more information, please click the button below.

1. Atum

Atum era o deus criador que emergiu do caos primordial para criar o universo.

2. Rá

Rá era o deus sol e acreditava-se que ele criou o mundo sozinho.

3. Shu e Tefnut

Shu era o deus do ar e Tefnut era a deusa da umidade. Eles foram criados por Atum e, por sua vez, criaram Geb e Nut.

4. Geb e Nut

Geb era o deus da terra e Nut era a deusa do céu. Eles foram criados por Shu e Tefnut.

Conclusão

Os mitos de criação egípcios são fascinantes e fornecem uma visão única da crença dos antigos egípcios na criação do mundo. Eles acreditavam que o universo havia sido criado por várias divindades que trabalharam juntas para dar vida a tudo o que conhecemos hoje.

FAQs

1. Os egípcios acreditavam em um único deus criador?

Não, os egípcios acreditavam em várias divindades que trabalhavam juntas para criar o universo.

2. Os mitos de criação egípcios são semelhantes aos mitos de criação de outras culturas?

Existem algumas semelhanças entre os mitos de criação egípcios e os de outras culturas, como o mito de criação babilônico. No entanto, existem muitas diferenças entre eles também.

3. Como os mitos de criação egípcios influenciaram a sociedade egípcia?

Os mitos de criação egípcios eram uma parte fundamental da religião egípcia e influenciavam a maneira como a sociedade egípcia via o mundo e suas divindades. Eles também ajudaram a estabelecer a hierarquia divina e a estrutura social egípcia.

Related video of como os egípcios explicavam a criação do mundo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait