Como Fazer Fórmula De Soma No Excel

Reza November 6, 2021
Função SOMASES Excel Aprenda Como Utilizar

O Excel é uma ferramenta muito útil para quem precisa lidar com números e cálculos. Uma das funções mais utilizadas no programa é a soma, que permite somar valores de células específicas ou de um intervalo de células.

Passo a passo para fazer a fórmula de soma no Excel

Para fazer a fórmula de soma no Excel, siga os seguintes passos:

  1. Selecione a célula onde você deseja que o resultado da soma apareça;
  2. Digite o sinal de igual (=) para indicar que a célula irá receber uma fórmula;
  3. Digite a função SOMA, seguida de um parêntese de abertura;
  4. Selecione as células que você deseja somar. Você pode selecioná-las com o mouse ou digitando o nome das células separado por ponto e vírgula (;). Por exemplo: A1;A2;A3;
  5. Insira um parêntese de fechamento e pressione Enter. O resultado da soma aparecerá na célula selecionada.

Veja um exemplo de fórmula de soma no Excel:

=SOMA(A1:A5)

Neste caso, a função SOMA irá somar os valores das células A1 até A5.

Outras opções de fórmulas de soma

O Excel oferece outras opções de fórmulas de soma que podem ser úteis em diferentes situações:

For more information, please click the button below.
  • SOMASE: soma os valores de um intervalo de células que atendem a um critério específico. Por exemplo: SOMASE(A1:A5;”>5″) irá somar apenas os valores maiores que 5;
  • SOMASES: soma os valores de um intervalo de células que atendem a mais de um critério específico. Por exemplo: SOMASES(A1:A5;”>5″;B1:B5;”>10″) irá somar apenas os valores maiores que 5 e cujas células correspondentes na coluna B sejam maiores que 10;
  • SOMAQUAD: soma o quadrado dos valores de um intervalo de células. Por exemplo: SOMAQUAD(A1:A5) irá somar o quadrado de cada valor das células A1 até A5;
  • SOMAPRODUTO: soma o produto de valores correspondentes em dois ou mais intervalos de células. Por exemplo: SOMAPRODUTO(A1:A5;B1:B5) irá multiplicar o valor de cada célula da coluna A pelo valor correspondente da coluna B, e somar todos os resultados.

Formatando a fórmula de soma no Excel

Além de digitar a fórmula corretamente, é importante formatá-la de maneira clara e organizada para facilitar a leitura. Algumas dicas para formatar a fórmula de soma no Excel são:

  • Use parênteses para separar as funções e os intervalos de células;
  • Use vírgulas para separar os argumentos das funções;
  • Quebre a fórmula em várias linhas se ela for muito longa. Para fazer isso, pressione Alt+Enter;
  • Use referências de células em vez de valores fixos sempre que possível. Isso torna a fórmula mais flexível e fácil de editar.

Conclusão

A fórmula de soma é uma das funções mais básicas e úteis do Excel. Saber como usá-la corretamente é essencial para quem trabalha com planilhas e cálculos. Além disso, o Excel oferece outras opções de fórmulas de soma que podem ser úteis em diferentes situações. Para formatar a fórmula de soma de maneira clara e organizada, é importante seguir algumas dicas simples.

FAQs

1. Como somar células com valores vazios?

Para somar células com valores vazios, basta usar a função SOMA e selecionar apenas as células que contêm valores. Por exemplo, se você quiser somar os valores das células A1, A2 e A4, deixando a célula A3 em branco, a fórmula ficaria assim: =SOMA(A1;A2;A4).

2. Como somar células em diferentes planilhas?

Para somar células em diferentes planilhas, é necessário usar a referência da planilha na fórmula. Por exemplo, se você quiser somar os valores das células A1 até A5 na planilha “Planilha2”, a fórmula ficaria assim: =SOMA(Planilha2!A1:A5).

3. Como somar apenas os valores positivos?

Para somar apenas os valores positivos, você pode usar a função SOMASE. Por exemplo, se você quiser somar apenas os valores positivos das células A1 até A5, a fórmula ficaria assim: =SOMASE(A1:A5;”>0″). Isso irá somar apenas as células que contêm valores maiores que zero.

Related video of como fazer formula de soma no excel

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait