Como Fazer Doce De Leite Coalhado

Reza January 5, 2022
Doce de Leite Coalhado Veja a Receita

Doce de leite coalhado é uma sobremesa típica de algumas regiões do Brasil, como Minas Gerais e Goiás. É um doce simples e fácil de fazer, mas requer alguns cuidados para que fique com a consistência correta e o sabor agradável. Neste artigo, vamos explicar o passo a passo de como fazer doce de leite coalhado.

Ingredientes

  • 1 litro de leite integral
  • 1 copo de iogurte natural (200 ml)
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha

Passo a passo

  1. Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo baixo até que ferva.
  2. Desligue o fogo e deixe o leite esfriar até atingir a temperatura ambiente.
  3. Adicione o copo de iogurte natural ao leite e misture bem.
  4. Cubra a panela com um pano de prato limpo e deixe descansar por cerca de 12 horas em um local morno e sem corrente de ar. O ideal é que a temperatura fique entre 25 e 30 graus Celsius.
  5. Após as 12 horas, o leite deve estar coalhado. Se ele não tiver coalhado completamente, deixe descansar por mais algumas horas.
  6. Despeje o leite coalhado em uma peneira fina e deixe escorrer o soro. Esse processo pode levar algumas horas.
  7. Em uma panela, coloque o açúcar e a essência de baunilha e leve ao fogo baixo até que o açúcar derreta e forme um caramelo claro.
  8. Adicione o leite coalhado ao caramelo e mexa bem até que ele se dissolva por completo.
  9. Deixe o doce de leite coalhado cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até que ele atinja a consistência desejada. Esse processo pode levar cerca de 1 hora.
  10. Desligue o fogo e deixe o doce de leite coalhado esfriar.
  11. Transfira o doce de leite coalhado para um recipiente com tampa e leve à geladeira por algumas horas antes de servir.

Dicas importantes

  • Use leite integral para fazer o doce de leite coalhado. Leites com menor teor de gordura podem não coalhar corretamente.
  • Mantenha o leite em temperatura ambiente durante as 12 horas de descanso. Se a temperatura estiver muito baixa, o leite pode não coalhar. Já se estiver muito alta, ele pode azedar.
  • A peneira fina é importante para separar o soro do leite coalhado. Não use uma peneira grossa ou um coador, pois eles podem deixar pedaços de coalho no doce de leite.
  • Deixe o doce de leite coalhado cozinhar em fogo baixo para que ele não queime e fique com a consistência correta.

Conclusão

O doce de leite coalhado é uma sobremesa deliciosa e fácil de fazer. Com alguns cuidados simples, é possível obter um doce com sabor suave e consistência cremosa. Experimente fazer em casa e surpreenda seus amigos e familiares com essa receita típica do interior do Brasil.

FAQs

1. O que fazer se o leite não coalhar após as 12 horas de descanso?

Se o leite não coalhar completamente após as 12 horas de descanso, é possível deixá-lo descansar por mais algumas horas em temperatura ambiente. Se mesmo assim ele não coalhar, pode ser necessário adicionar mais iogurte natural para ajudar na fermentação.

2. Posso usar outros tipos de leite para fazer o doce de leite coalhado?

O leite integral é o mais indicado para fazer o doce de leite coalhado, pois tem maior teor de gordura. Leites com menor teor de gordura podem não coalhar corretamente e comprometer a consistência do doce.

3. Como armazenar o doce de leite coalhado?

O doce de leite coalhado deve ser armazenado em um recipiente com tampa e mantido na geladeira. Ele pode durar até uma semana na geladeira, se conservado corretamente.

For more information, please click the button below.

Related video of como fazer doce de leite coalhado

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait