Como Fazer Arquibancada Para Maquete

Reza January 8, 2022
Jardim Bela Vista NEWS JBVNews Maquete dos estádios da Copa 2014

As maquetes são representações em miniatura de objetos, edifícios e até mesmo cidades inteiras. Elas são muito utilizadas em projetos de arquitetura e urbanismo, para permitir uma visualização mais realista do resultado final. Para isso, é necessário criar elementos que possam compor a maquete, como as arquibancadas. Neste artigo, vamos ensinar como fazer arquibancadas para maquete.

Materiais necessários

  • Placa de isopor;
  • Estilete;
  • Folha de papel sulfite;
  • Cola branca;
  • Tinta acrílica (ou outra tinta à base de água);
  • Pincel;
  • Palito de dente;
  • Régua;
  • Caneta;
  • Fita adesiva.

Passo a passo

1. Medir e desenhar a arquibancada

O primeiro passo é medir e desenhar a arquibancada na placa de isopor. Utilize a régua e a caneta para fazer as marcações e desenhar a estrutura da arquibancada. Lembre-se de que as arquibancadas possuem várias fileiras de assentos, portanto, é preciso desenhar cada uma delas com cuidado.

2. Recortar a arquibancada

Com a estrutura da arquibancada desenhada, é hora de recortá-la com o estilete. Utilize a ferramenta com cuidado para evitar que a placa de isopor se quebre ou se desfaça. É importante que as bordas fiquem bem retas e uniformes.

3. Fazer os assentos da arquibancada

Com a estrutura da arquibancada pronta, é hora de fazer os assentos. Para isso, corte tiras de papel sulfite com cerca de 1 cm de largura e do tamanho da largura da arquibancada. Cole as tiras uma ao lado da outra, formando uma espécie de tapete de papel.

Em seguida, recorte o tapete de papel sulfite no tamanho da arquibancada e cole-o sobre a estrutura de isopor. Pressione bem para que o papel grude no isopor.

4. Pintar a arquibancada

Com a arquibancada pronta, é hora de pintá-la. Utilize tinta acrílica ou outra tinta à base de água para pintar a estrutura. Lembre-se de que as arquibancadas costumam ser de concreto ou de metal, portanto, utilize cores que imitem esses materiais.

For more information, please click the button below.

Para pintar os assentos, utilize um pincel fino e faça pequenos traços que imitem a textura do tecido. Você também pode utilizar um palito de dente para fazer pequenos detalhes, como os furos que costumam estar presentes nos assentos.

5. Finalizar a arquibancada

Por fim, para finalizar a arquibancada, utilize fita adesiva para fixá-la em uma base ou em outra parte da maquete. Você também pode fazer outras arquibancadas, seguindo os mesmos passos, para compor uma cena mais realista.

Conclusão

Fazer arquibancadas para maquete é uma tarefa simples e que pode trazer muito mais realismo ao seu projeto. Com os materiais certos e seguindo os passos corretamente, é possível criar uma arquibancada realista e que irá complementar a sua maquete de forma incrível.

FAQs

1. Posso utilizar outros materiais para fazer a arquibancada?

Sim, é possível utilizar outros materiais para fazer a arquibancada, como papel cartão, papel paraná ou até mesmo plástico. O importante é escolher um material que seja resistente e que permita que a arquibancada seja recortada com precisão.

2. É preciso seguir as medidas exatas para fazer a arquibancada?

Embora seja importante ter cuidado com as medidas, não é preciso seguir as medidas exatas para fazer a arquibancada. As arquibancadas costumam ter tamanhos diferentes, dependendo do local em que são utilizadas. Portanto, é possível alterar as medidas de acordo com as necessidades da sua maquete.

3. É possível fazer arquibancadas com mais de uma fileira de assentos?

Sim, é possível fazer arquibancadas com várias fileiras de assentos. Para isso, basta seguir os mesmos passos descritos neste artigo e desenhar cada fileira de forma cuidadosa. Lembre-se de que é preciso ter paciência e atenção aos detalhes para que a arquibancada fique realista.

Related video of como fazer arquibancada para maquete

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait