Como Extrair O Dna Do Morango

Reza September 27, 2022
Nossa Escola de Cara Nova Experiência Como extrair o DNA do morango?

Introdução

O DNA é uma molécula essencial que contém todas as informações genéticas de um organismo. Extrair o DNA de morangos pode ser um experimento interessante e educativo, além de ser relativamente fácil de fazer em casa. Aqui estão algumas etapas simples para extrair o DNA do morango.

Materiais necessários

– Morangos frescos – Água destilada – Sal de cozinha – Detergente para lavar louça – Álcool isopropílico (ou etanol) – Um copo de medição – Um espremedor de batatas (ou coador) – Uma colher – Um tubo de ensaio (ou um copo) – Um palito de dente ou um bastão de vidro

Procedimento

1. Primeiro, lave os morangos em água corrente para remover qualquer sujeira ou resíduo. 2. Em seguida, retire as folhas e pique os morangos em pedaços pequenos. Coloque-os em um copo de medição e meça 50 ml de morangos picados. 3. Adicione 1/4 de colher de chá de sal de cozinha e 1/2 xícara de água destilada aos morangos picados. Mexa com uma colher para misturar bem. 4. Adicione 1 colher de chá de detergente para lavar louça à mistura de morango e mexa suavemente. O detergente ajuda a quebrar as membranas celulares e liberar o DNA. 5. Usando um espremedor de batatas (ou coador), esprema a mistura de morango em um tubo de ensaio (ou copo). Certifique-se de espremer o máximo possível de líquido, deixando para trás apenas o sólido. 6. Adicione uma quantidade igual de álcool isopropílico (ou etanol) ao tubo de ensaio (ou copo). O álcool ajuda a precipitar o DNA, tornando-o visível. 7. Usando um palito de dente ou um bastão de vidro, gire suavemente a mistura de álcool e morango para que o DNA se precipite. 8. Você deve ver um emaranhado de fios brancos flutuando no topo do líquido. Esses fios brancos são o DNA do morango.

Precauções e dicas

– Certifique-se de usar água destilada, pois a água da torneira pode conter minerais que podem afetar a extração do DNA. – Não use muito detergente, pois isso pode interferir na extração do DNA. – Use álcool isopropílico (ou etanol) com 70% de concentração. Um álcool mais forte pode não funcionar tão bem quanto um mais fraco. – Tome cuidado ao manusear o álcool, pois ele é inflamável.

Conclusão

Extrair o DNA do morango é um experimento divertido e educativo que pode ser feito em casa com materiais simples. Este processo mostra como as células de morango contêm DNA e como podemos isolá-lo e torná-lo visível. Além disso, essa experiência pode ser uma ótima maneira de aprender sobre o processo de extração de DNA.

FAQs

1. Como o detergente ajuda na extração do DNA?

O detergente ajuda a quebrar as membranas celulares e as proteínas que envolvem o DNA, permitindo que o DNA seja liberado no líquido da mistura.

For more information, please click the button below.

2. Por que usamos álcool isopropílico ou etanol na extração do DNA?

O álcool isopropílico ou etanol ajuda a precipitar o DNA, fazendo com que ele se separe do restante da mistura e se torne visível.

3. Posso usar outros tipos de frutas para extrair o DNA?

Sim, é possível extrair o DNA de outras frutas, como kiwi ou morango. No entanto, o método pode variar um pouco dependendo da fruta escolhida.

Related video of como extrair o dna do morango

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait