Como Era Fisicamente As Pessoas E Seres De Tatipirun

Reza June 25, 2022
Contos de Tatipirun 3 PIRENCO YouTube

Tatipirun é uma cidade fictícia criada pelo escritor brasileiro Monteiro Lobato em sua obra “O Saci”. Na descrição da cidade, Lobato criou diversos seres fantásticos, como o próprio Saci, além de personagens humanos com características específicas. Neste artigo, vamos explorar como eram fisicamente as pessoas e seres de Tatipirun.

Personagens humanos

Em Tatipirun, Lobato criou personagens humanos com características físicas específicas. Dentre eles, podemos destacar:

  • Dono da fazenda: um homem branco, de meia-idade, cabelos grisalhos e barba por fazer.
  • Senhorinha: uma senhora idosa, baixinha, muito gorda e com olhos azuis.
  • Tia Nastácia: uma mulher negra, baixinha, com cabelos crespos e olhos escuros.
  • Visconde de Sabugosa: um boneco de sabugo de milho, com barba e cabelos compridos e olhos azuis.

É importante ressaltar que, na época em que a obra foi escrita (1920), a descrição dos personagens seguia um padrão estereotipado de beleza e aparência física. Por isso, é possível encontrar algumas características que podem ser consideradas preconceituosas ou ofensivas nos dias de hoje.

Seres fantásticos

Além dos personagens humanos, Lobato criou diversos seres fantásticos para habitar Tatipirun. Dentre eles, podemos destacar:

  • Saci: um ser negro, com cabelos vermelhos e uma perna só, que usa um gorro vermelho e fuma cachimbo.
  • Negrinho do Pastoreio: um menino negro, com cabelos crespos e olhos grandes, que usa roupas rasgadas e anda descalço.
  • Curupira: um ser ruivo, com cabelos compridos e olhos verdes, que usa um chapéu de folhas e tem os pés virados para trás.
  • Boitatá: uma cobra de fogo, que tem o corpo coberto por chamas e os olhos vermelhos.

Assim como os personagens humanos, as descrições dos seres fantásticos também seguem um padrão estereotipado, que pode ser considerado ofensivo atualmente.

Conclusão

Tatipirun é uma cidade fictícia criada por Monteiro Lobato em sua obra “O Saci”. Na descrição da cidade, Lobato criou personagens humanos com características físicas específicas, além de seres fantásticos que habitavam a região. É importante destacar que as descrições dos personagens e seres fantásticos seguiam um padrão estereotipado de beleza e aparência física, que pode ser considerado preconceituoso nos dias de hoje.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. Monteiro Lobato era racista?

Monteiro Lobato é considerado por muitos estudiosos como um autor racista, devido às descrições estereotipadas e ofensivas de personagens e seres fantásticos em suas obras. No entanto, é importante ressaltar que a visão de mundo de Lobato era reflexo de sua época, e que é possível encontrar exemplos de luta contra o preconceito em suas obras.

2. As obras de Monteiro Lobato devem ser lidas nos dias de hoje?

As obras de Monteiro Lobato são importantes para entendermos a cultura e a sociedade brasileira de sua época, além de trazerem reflexões sobre questões atuais, como o preconceito e a diversidade. No entanto, é importante que os leitores tenham em mente que as descrições estereotipadas presentes nas obras podem ser ofensivas e devem ser analisadas criticamente.

3. Como podemos lidar com a questão do preconceito nas obras de Monteiro Lobato?

Uma das formas de lidar com a questão do preconceito nas obras de Monteiro Lobato é promover a discussão crítica e reflexiva sobre o tema. É importante que as escolas e instituições de ensino trabalhem as obras de Lobato de forma contextualizada, trazendo reflexões sobre o contexto histórico em que foram escritas e sobre as questões de preconceito presentes nas obras.

Related video of como era fisicamente as pessoas e seres de tatipirun

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait