Como Encontrar Reportagens Antigas De Jornais

Reza January 24, 2023
Associacao dos Amigos Botonistas de Novo Hamburgo Reportagens em

Encontrar reportagens antigas de jornais pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente se você não sabe por onde começar. No entanto, com o avanço da tecnologia e da internet, existem várias maneiras de acessar e pesquisar reportagens antigas de jornais. Neste artigo, vamos explorar algumas das maneiras mais eficazes de encontrar reportagens antigas de jornais.

1. Bibliotecas e arquivos

Uma das maneiras mais tradicionais de encontrar reportagens antigas de jornais é visitando bibliotecas e arquivos. Muitas bibliotecas mantêm coleções de jornais antigos que podem ser acessados ​​por qualquer pessoa com uma carteira de biblioteca. Além disso, existem muitos arquivos públicos que mantêm cópias de jornais antigos.

Para encontrar uma biblioteca ou arquivo que possua jornais antigos, você pode pesquisar on-line ou entrar em contato com a biblioteca local ou arquivos e perguntar se eles têm uma coleção de jornais antigos. Se a biblioteca ou arquivo tiver jornais antigos, você poderá visitar e pesquisar os jornais pessoalmente.

2. Sites de pesquisa de jornais

Existem vários sites que oferecem acesso a jornais antigos. Esses sites geralmente têm bancos de dados que contêm cópias digitais de jornais antigos que podem ser pesquisados ​​por palavras-chave, data e outras informações. Alguns dos sites mais populares incluem:

  • Google News Archive: Um serviço gratuito que oferece acesso a milhões de páginas de jornais arquivadas.
  • Newspapers.com: Um site que oferece acesso a mais de 7.000 jornais de todo o mundo.
  • Chronicling America: Um projeto da Biblioteca do Congresso que oferece acesso a jornais americanos históricos.
  • Trove: Um site australiano que oferece acesso a jornais, revistas e outras publicações australianas.

Para acessar esses sites, você geralmente precisará criar uma conta e pagar uma taxa de assinatura. No entanto, muitos desses sites oferecem um período de avaliação gratuito, o que pode ser útil se você precisar acessar apenas algumas reportagens antigas.

3. Arquivos de jornais on-line

Alguns jornais mantêm arquivos on-line de suas edições antigas. Se você sabe qual jornal publicou a reportagem que está procurando, pode visitar o site do jornal e pesquisar seu arquivo de notícias. Nem todos os jornais mantêm arquivos on-line de suas edições antigas, mas muitos o fazem.

For more information, please click the button below.

Para encontrar o arquivo de notícias de um jornal específico, você pode pesquisar on-line ou entrar em contato com o jornal diretamente.

4. Redes sociais e fóruns

Às vezes, você pode encontrar reportagens antigas de jornais em fóruns de discussão ou grupos de redes sociais. Esses fóruns e grupos geralmente são dedicados a um tópico específico ou a um período de tempo específico e podem ter membros que possuem cópias de jornais antigos ou conhecem outras pessoas que possuem cópias.

Para encontrar fóruns de discussão ou grupos de redes sociais que possam ser úteis, você pode pesquisar on-line ou perguntar em fóruns de discussão ou grupos de redes sociais relacionados ao seu tópico ou período de tempo.

5. Serviços de pesquisa de terceiros

Se você não tem tempo ou habilidade para pesquisar reportagens antigas de jornais, pode contratar um serviço de pesquisa de terceiros. Esses serviços geralmente têm acesso a bancos de dados de jornais antigos e podem pesquisar por você.

Para encontrar um serviço de pesquisa de terceiros, você pode pesquisar on-line ou pedir recomendações de amigos ou colegas que já usaram esses serviços antes.

Conclusão

Encontrar reportagens antigas de jornais pode parecer uma tarefa assustadora, mas com as dicas acima, você deve ser capaz de encontrar a reportagem que está procurando. Lembre-se de pesquisar em bibliotecas e arquivos, usar sites de pesquisa de jornais, verificar arquivos de jornais on-line, procurar em fóruns de discussão e grupos de redes sociais e considerar a contratação de um serviço de pesquisa de terceiros.

FAQs

1. Por que as reportagens antigas de jornais são importantes?

As reportagens antigas de jornais são importantes porque nos ajudam a entender o passado. Eles nos fornecem informações sobre eventos históricos, personalidades, cultura e muito mais. Além disso, as reportagens antigas de jornais podem ser usadas para fins de pesquisa acadêmica e para enriquecer nossos conhecimentos sobre o mundo.

2. Por que muitos jornais cobram uma taxa de assinatura para acessar seus arquivos de notícias antigos?

Muitos jornais cobram uma taxa de assinatura para acessar seus arquivos de notícias antigos porque manter esses arquivos é caro. Os jornais precisam digitalizar e arquivar todas as suas edições antigas, o que pode ser um processo demorado e caro. Além disso, os jornais precisam pagar por servidores e outras infraestruturas para hospedar seus arquivos de notícias antigos.

3. Posso usar as reportagens antigas de jornais em meus trabalhos escritos?

Sim, você pode usar as reportagens antigas de jornais em seus trabalhos escritos, desde que cite a fonte corretamente. As reportagens antigas de jornais são consideradas fontes primárias, o que significa que elas fornecem informações diretamente relacionadas a um evento ou período de tempo. No entanto, é importante verificar a precisão das informações antes de usá-las em seus trabalhos escritos.

Related video of como encontrar reportagens antigas de jornais

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait