Como Colocar Travessão No Word?

Reza June 26, 2021
Como usar o TRAVESSÃO no WORD YouTube

O travessão é um sinal gráfico utilizado na língua portuguesa para indicar diálogo ou discurso direto. É comum encontrá-lo em textos literários, jornalísticos e acadêmicos. No entanto, muitas pessoas têm dificuldade em inseri-lo em seus documentos no Word. Neste artigo, vamos explicar como colocar travessão no Word em diferentes situações.

1. Teclado

A maneira mais rápida e fácil de colocar um travessão no Word é usando o teclado. Para isso, basta pressionar a tecla hífen duas vezes seguidas e o programa automaticamente irá transformá-lo em um travessão. É importante destacar que não pode haver espaços antes ou depois do hífen.

Exemplo:
Digite “Ela disse — Não quero mais falar sobre isso.” e o Word irá transformar em “Ela disse — Não quero mais falar sobre isso.”

2. Inserir Símbolo

Caso você não queira usar o teclado, é possível inserir o travessão através da guia “Inserir” no menu superior do Word. Siga os seguintes passos:

  1. Coloque o cursor onde deseja inserir o travessão.
  2. Vá até a guia “Inserir”.
  3. Clique em “Símbolo”.
  4. Selecione “Mais Símbolos”.
  5. Escolha a fonte “Times New Roman” e o subconjunto “Geral de uso”.
  6. Role até encontrar o travessão (—).
  7. Clique em “Inserir” e feche a janela de símbolos.

Exemplo:
Digite “O discurso do presidente terminou com uma mensagem forte sobre a união dos povos — “Juntos somos mais fortes”.” e o travessão será inserido após a palavra “povos”.

3. Autocorreção

O Word possui uma funcionalidade de autocorreção que pode ser utilizada para transformar automaticamente dois hífens em um travessão. Para ativar essa opção, siga os seguintes passos:

For more information, please click the button below.
  1. Vá até a guia “Arquivo”.
  2. Clique em “Opções”.
  3. Selecione “Revisão” na barra lateral esquerda.
  4. Clique em “Opções de Autocorreção”.
  5. Marque a opção “Substituir texto ao digitar” e “Substituir hífens por travessões”.
  6. Clique em “OK” para salvar as alterações.

A partir de agora, sempre que você digitar dois hífens seguidos, o Word irá automaticamente transformá-los em um travessão.

4. Atalho de teclado personalizado

Caso você utilize frequentemente travessões em seus textos, pode criar um atalho de teclado personalizado para inseri-los com mais facilidade. Para fazer isso, siga os seguintes passos:

  1. Vá até a guia “Arquivo”.
  2. Clique em “Opções”.
  3. Selecione “Personalizar faixa de opções” na barra lateral esquerda.
  4. Clique em “Teclado personalizado”.
  5. No campo “Pressione a nova tecla de atalho”, digite a combinação de teclas que deseja usar para inserir o travessão (por exemplo, “Ctrl + Alt + T”).
  6. No campo “Categorias”, selecione “Símbolos” e, em seguida, “Mais símbolos”.
  7. No campo “Comandos”, selecione “InserirSímbolo”.
  8. Clique em “Atribuir” e, em seguida, “Fechar”.

A partir de agora, sempre que você digitar a combinação de teclas que escolheu, o Word irá automaticamente inserir um travessão.

Conclusão

Existem várias maneiras de colocar travessão no Word, desde o uso do teclado até a criação de atalhos personalizados. É importante escolher a opção que mais se adequa às suas necessidades e hábitos de trabalho. Com essas dicas, você poderá escrever seus textos com mais facilidade e rapidez.

FAQs

1. Posso usar o travessão em qualquer tipo de texto?

Sim, o travessão pode ser utilizado em qualquer tipo de texto, desde que seja necessário indicar diálogo ou discurso direto.

2. É possível mudar a aparência do travessão no Word?

Sim, é possível alterar a aparência do travessão no Word através da guia “Fonte”. Lá, você pode escolher o tipo de linha (simples, dupla, tracejada, etc.) e o peso.

3. As dicas apresentadas neste artigo são válidas para outras versões do Word?

Sim, as dicas apresentadas neste artigo são válidas para outras versões do Word, desde que as opções estejam localizadas nos mesmos menus e guias.

Related video of como colocar travessao no word

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait