Como Citar Filmes Na Redação

Reza August 14, 2021
Exemplo De Redação Com Citação De Filme Novo Exemplo

Quando escrevemos uma redação, muitas vezes precisamos mencionar filmes para embasar nossos argumentos. No entanto, é importante saber como citar esses filmes de forma correta e de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Neste artigo, vamos explicar os principais pontos que devem ser levados em consideração na hora de citar filmes em uma redação.

1. Citação direta

Quando utilizamos uma citação direta de um filme em nossa redação, devemos informar o sobrenome do diretor, o ano de lançamento do filme e o minuto em que a cena citada acontece. Por exemplo:

  • “De acordo com o diretor Spielberg (1993, 1:25:45), o filme ‘Jurassic Park’ é uma metáfora para a ambição humana.”

Observe que a citação direta está entre aspas e a referência bibliográfica vem logo em seguida, entre parênteses. Além disso, é importante lembrar que a citação direta deve ter no máximo três linhas. Para citações maiores, é necessário fazer uma citação indireta.

2. Citação indireta

Quando fazemos uma citação indireta de um filme, não precisamos informar o minuto em que a cena citada acontece. Nesse caso, a referência bibliográfica deve conter apenas o sobrenome do diretor e o ano de lançamento do filme. Por exemplo:

  • O filme “Clube da Luta”, dirigido por David Fincher em 1999, aborda temas como a alienação do homem moderno.

3. Citação de filmes estrangeiros

Se você está citando um filme estrangeiro em sua redação, é importante fazer a tradução do título para o português e colocá-lo entre parênteses, logo após o título original. Por exemplo:

  • O filme “The Godfather” (O Poderoso Chefão, em português), dirigido por Francis Ford Coppola em 1972, é considerado um dos maiores clássicos do cinema mundial.

4. Citação de filmes em itálico

Os títulos de filmes devem ser escritos em itálico, tanto na citação direta quanto na indireta. Por exemplo:

For more information, please click the button below.
  • “O filme ‘O Labirinto do Fauno’ (2006) é uma obra-prima do diretor Guillermo del Toro.”
  • O filme “Parasita” (2019), dirigido por Bong Joon-ho, ganhou o Oscar de Melhor Filme em 2020.

5. Referências bibliográficas

As referências bibliográficas dos filmes citados em sua redação devem seguir o seguinte padrão:

  • Sobrenome do diretor em maiúsculas, seguido de vírgula;
  • Iniciais do nome do diretor em maiúsculas, seguido de ponto;
  • Ano de lançamento do filme, seguido de ponto;
  • Título do filme em itálico, seguido de ponto final.

Por exemplo:

  • TARANTINO, Q. (1994). Pulp Fiction.
  • KUBRICK, S. (1968). 2001: A Space Odyssey.

Conclusão

Citar filmes em uma redação pode acrescentar argumentos importantes e dar mais credibilidade ao texto. No entanto, é importante seguir as normas da ABNT para que as citações estejam corretas e possam ser facilmente identificadas pelos leitores. Além disso, é importante lembrar que as citações devem ser utilizadas de forma estratégica e não devem ser o foco principal do texto.

FAQs

1. Posso citar filmes em qualquer tipo de redação?

Depende do tema da redação. Se o tema permitir que você utilize filmes como fonte de informação, você pode citá-los em sua redação. No entanto, é sempre importante verificar as orientações do seu professor ou da instituição em que você está estudando.

2. Posso citar filmes que não assisti?

É possível citar filmes que você não assistiu, desde que você tenha obtido informações sobre eles por meio de fontes confiáveis. No entanto, é sempre recomendável assistir ao filme antes de citá-lo, para que você possa ter uma compreensão mais completa do seu conteúdo.

3. Posso citar séries de TV em uma redação?

Sim, é possível citar séries de TV em uma redação, desde que elas estejam relacionadas ao tema abordado. As normas de citação de séries de TV são as mesmas utilizadas para filmes.

Related video of como citar filmes na redação

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait