Como Calcular A Quantidade De Feijoada Por Pessoa

Reza July 9, 2021
Cálculo de Custo de Feijoada Feijoada, Como fazer feijoada, Receitas

A feijoada é um prato típico da culinária brasileira, e é muito apreciada em diversas regiões do país. Porém, na hora de prepará-la para um grande número de pessoas, pode ser difícil calcular a quantidade necessária de ingredientes. Neste artigo, vamos explicar como calcular a quantidade de feijoada por pessoa.

Passo a passo

1. Defina o número de pessoas

O primeiro passo para calcular a quantidade de feijoada por pessoa é definir o número de pessoas que serão servidas. Isso é importante para determinar a quantidade de ingredientes que você precisará comprar e preparar.

2. Calcule a quantidade de feijão

A quantidade de feijão pode variar de acordo com o gosto de cada um, mas uma média é de 100g de feijão cru por pessoa. Essa quantidade deve ser multiplicada pelo número de pessoas que serão servidas. Por exemplo, se você vai preparar feijoada para 10 pessoas, vai precisar de 1kg de feijão cru.

3. Calcule a quantidade de carnes

A quantidade de carnes também pode variar, mas uma boa média é de 100g de carne seca, 100g de linguiça calabresa, 100g de paio e 100g de costelinha por pessoa. Essa quantidade deve ser multiplicada pelo número de pessoas que serão servidas. Por exemplo, se você vai preparar feijoada para 10 pessoas, vai precisar de 1kg de carne seca, 1kg de linguiça calabresa, 1kg de paio e 1kg de costelinha.

4. Calcule a quantidade de acompanhamentos

Além da feijoada e das carnes, é importante calcular a quantidade de acompanhamentos que serão servidos. O arroz branco é um acompanhamento clássico da feijoada, e a quantidade recomendada é de 50g de arroz cru por pessoa. Além disso, é comum servir couve, farofa e laranja. A quantidade desses acompanhamentos pode variar de acordo com o gosto de cada um, mas uma média é de 50g de couve, 50g de farofa e 1 laranja por pessoa.

5. Considere as sobras

Na hora de calcular a quantidade de ingredientes, é importante considerar que pode sobrar um pouco de feijoada. Por isso, é recomendado adicionar cerca de 20% a mais de ingredientes do que o necessário para evitar que falte comida.

For more information, please click the button below.

Exemplo: cálculo para 10 pessoas

Para facilitar o entendimento, vamos fazer um exemplo de cálculo para preparar feijoada para 10 pessoas:

  • 1kg de feijão cru (100g por pessoa x 10 pessoas)
  • 1kg de carne seca (100g por pessoa x 10 pessoas)
  • 1kg de linguiça calabresa (100g por pessoa x 10 pessoas)
  • 1kg de paio (100g por pessoa x 10 pessoas)
  • 1kg de costelinha (100g por pessoa x 10 pessoas)
  • 500g de arroz cru (50g por pessoa x 10 pessoas)
  • 500g de couve (50g por pessoa x 10 pessoas)
  • 500g de farofa (50g por pessoa x 10 pessoas)
  • 10 laranjas (1 laranja por pessoa x 10 pessoas)

Com essas quantidades, você terá comida suficiente para servir 10 pessoas e ainda pode sobrar um pouco.

Conclusão

Calcular a quantidade de feijoada por pessoa pode parecer complicado, mas seguindo os passos acima, é possível chegar a uma quantidade adequada de ingredientes para servir a todos os convidados. Lembre-se de considerar as sobras e de ajustar as quantidades de acordo com o gosto de cada um.

FAQs

1. Posso substituir algum ingrediente da feijoada?

Sim, você pode substituir algum ingrediente da feijoada de acordo com o seu gosto ou disponibilidade de ingredientes. Por exemplo, se não encontrar carne seca, pode usar carne de porco ou bacon.

2. Como armazenar as sobras da feijoada?

As sobras da feijoada podem ser armazenadas na geladeira por até 3 dias. É importante guardar em um recipiente fechado e bem refrigerado para evitar contaminações.

3. Como congelar a feijoada?

A feijoada pode ser congelada por até 3 meses. Para congelar, espere a feijoada esfriar e coloque em um recipiente próprio para freezer, deixando um espaço para a expansão durante o congelamento. Na hora de descongelar, é importante fazer isso na geladeira para evitar que a comida estrague.

Related video of como calcular a quantidade de feijoada por pessoa

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait