Com O Regime Militar Em 1964 Inúmeras Peças Teatrais

Reza October 10, 2021
Golpe de 64 os dois dias que mudaram a história Jornal O Globo

A partir do ano de 1964, o Brasil viveu um período de ditadura militar que durou até 1985, com a eleição de Tancredo Neves para a presidência da República. Nesse período, ocorreram diversas mudanças na vida cultural e artística do país, incluindo no teatro.

As mudanças no teatro durante o regime militar

Com a chegada do regime militar, muitas peças teatrais foram censuradas e proibidas devido ao seu conteúdo político ou social. Assim, o teatro brasileiro sofreu uma grande mudança nesse período, com uma forte repressão por parte dos militares.

Os artistas e produtores culturais foram perseguidos e muitos deles tiveram que deixar o país ou se exilar em outros lugares. Além disso, a censura foi uma prática comum, sendo que muitas peças tiveram que ser modificadas ou simplesmente não foram permitidas de serem encenadas.

Mesmo assim, muitos artistas conseguiram resistir e continuar produzindo peças teatrais que abordavam temas políticos e sociais. Porém, eles tiveram que ser criativos e usar de subterfúgios para driblar a censura, como a utilização de metáforas e alegorias.

Exemplos de peças teatrais durante o regime militar

Apesar das dificuldades enfrentadas pelos artistas durante o regime militar, algumas peças teatrais se destacaram nesse período por abordarem temas polêmicos e críticos ao governo.

Roda Viva

Uma das peças mais emblemáticas desse período é “Roda Viva”, escrita por Chico Buarque em 1967. A peça conta a história de Benedito Silva, um cantor que se torna famoso e é manipulado pela indústria cultural, pela imprensa e pelo governo. A peça é uma crítica ao sistema que transforma os artistas em objetos de consumo e os obriga a seguir uma determinada linha editorial.

For more information, please click the button below.

A peça foi apresentada apenas três vezes antes de ser proibida pela censura. Mesmo assim, ela se tornou um marco na história do teatro brasileiro e foi adaptada para a televisão em 1981.

Calabar

Outra peça que chamou a atenção durante o regime militar foi “Calabar”, escrita por Chico Buarque e Ruy Guerra em 1973. A peça conta a história de Domingos Fernandes Calabar, um português que se une aos holandeses na luta contra os portugueses durante a invasão holandesa no Nordeste do Brasil.

A peça é uma crítica ao regime militar e à repressão política que ocorria na época. Porém, ela também foi censurada e só foi liberada para ser encenada em 1979, após a anistia política.

Opinião

Outra peça de destaque desse período foi “Opinião”, escrita por Oduvaldo Vianna Filho em 1964. A peça é uma crítica à sociedade brasileira e à desigualdade social que existia no país na época.

A peça contou com a participação de grandes artistas brasileiros, como João do Vale, Nara Leão e Zé Kéti. Ela foi encenada em vários lugares do país e se tornou um grande sucesso, apesar da censura que também sofreu.

Conclusão

O período da ditadura militar no Brasil teve um grande impacto na cultura e no teatro brasileiro. Muitas peças foram proibidas ou censuradas devido ao seu conteúdo político e social, e muitos artistas tiveram que deixar o país para continuar produzindo. Porém, apesar das dificuldades, alguns artistas conseguiram resistir e continuar produzindo peças teatrais que abordavam temas críticos ao regime militar.

FAQs

1. Quais foram os principais temas abordados nas peças teatrais durante o regime militar?

As peças teatrais durante o regime militar abordavam principalmente temas políticos e sociais, como a desigualdade social, a repressão política, a censura e a manipulação dos meios de comunicação.

2. Como os artistas driblavam a censura durante o regime militar?

Os artistas utilizavam de subterfúgios para driblar a censura, como a utilização de metáforas e alegorias. Alguns também optavam por encenar as peças em locais alternativos e sem divulgação prévia.

3. Como a censura afetou o teatro brasileiro?

A censura afetou o teatro brasileiro de forma significativa, com muitas peças sendo proibidas ou modificadas. Alguns artistas tiveram que deixar o país ou se exilar em outros lugares para continuar produzindo. Porém, apesar das dificuldades, alguns artistas conseguiram resistir e continuar produzindo peças teatrais que abordavam temas críticos ao regime militar.

Related video of com o regime militar em 1964 inumeras peças teatrais

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait