Colocação Pronominal – Exercícios 9O Ano

Reza April 8, 2023
Atividade De Portugues Colocacao Pronominal 9o Ano Otosection Mobile

Antes de discutir os exercícios de colocação pronominal para o 9o ano, é importante entender o que é a colocação pronominal. A colocação pronominal se refere à posição dos pronomes em relação ao verbo na frase. Em português, existem três tipos de pronomes: pessoais, possessivos e demonstrativos.

Pronomes pessoais

Os pronomes pessoais são aqueles que se referem a uma pessoa do discurso. Eles podem ser do caso reto (eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas) ou do caso oblíquo (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes). A colocação pronominal dos pronomes pessoais varia dependendo da posição do verbo na frase.

Colocação pronominal com verbo no presente do indicativo

Quando o verbo está no presente do indicativo, os pronomes pessoais podem aparecer antes do verbo (próclise), depois do verbo (ênclise) ou no meio do verbo (mesóclise).

  • Próclise: Quando o pronome pessoal vem antes do verbo, é necessário usar uma partícula chamada de próclise para ligá-los. Exemplo: Eu me lembro daquela tarde.
  • Ênclise: Quando o pronome pessoal vem depois do verbo, é necessário usar uma partícula chamada de ênclise para ligá-los. Exemplo: Lembra-te daquela tarde.
  • Mesóclise: Quando o pronome pessoal vem no meio do verbo, é necessário usar uma partícula chamada de mesóclise para ligá-los. Exemplo: Lembrar-me-ei daquela tarde.

Colocação pronominal com verbo no pretérito perfeito do indicativo

Quando o verbo está no pretérito perfeito do indicativo, os pronomes pessoais podem aparecer antes do verbo (próclise) ou depois do verbo (ênclise). A mesóclise não é possível nesse tempo verbal.

  • Próclise: Quando o pronome pessoal vem antes do verbo, é necessário usar uma partícula chamada de próclise para ligá-los. Exemplo: Eu me lembrei daquela tarde.
  • Ênclise: Quando o pronome pessoal vem depois do verbo, é necessário usar uma partícula chamada de ênclise para ligá-los. Exemplo: Lembrou-se daquela tarde.

Colocação pronominal com verbo no futuro do presente do indicativo

Quando o verbo está no futuro do presente do indicativo, os pronomes pessoais podem aparecer no meio do verbo (mesóclise) ou depois do verbo (ênclise). A próclise não é possível nesse tempo verbal.

  • Ênclise: Quando o pronome pessoal vem depois do verbo, é necessário usar uma partícula chamada de ênclise para ligá-los. Exemplo: Lembrar-se-á daquela tarde.
  • Mesóclise: Quando o pronome pessoal vem no meio do verbo, é necessário usar uma partícula chamada de mesóclise para ligá-los. Exemplo: Lembrar-se-á daquela tarde.

Colocação pronominal com verbo no imperativo afirmativo

No imperativo afirmativo, os pronomes pessoais aparecem depois do verbo (ênclise). A próclise e a mesóclise não são possíveis nesse tempo verbal.

For more information, please click the button below.
  • Ênclise: Quando o pronome pessoal vem depois do verbo, é necessário usar uma partícula chamada de ênclise para ligá-los. Exemplo: Lembra-te daquela tarde.

Colocação pronominal com verbo no gerúndio e no infinitivo pessoal

No gerúndio e no infinitivo pessoal, os pronomes pessoais podem aparecer antes do verbo (próclise), depois do verbo (ênclise) ou no meio do verbo (mesóclise).

  • Próclise: Quando o pronome pessoal vem antes do verbo, é necessário usar uma partícula chamada de próclise para ligá-los. Exemplo: Me lembrando daquela tarde.
  • Ênclise: Quando o pronome pessoal vem depois do verbo, é necessário usar uma partícula chamada de ênclise para ligá-los. Exemplo: Lembrando-me daquela tarde.
  • Mesóclise: Quando o pronome pessoal vem no meio do verbo, é necessário usar uma partícula chamada de mesóclise para ligá-los. Exemplo: Lembrar-me-ia daquela tarde.

Pronomes possessivos e demonstrativos

Os pronomes possessivos e demonstrativos também seguem regras de colocação pronominal similares aos pronomes pessoais. Eles podem aparecer antes do verbo (próclise), depois do verbo (ênclise) ou no meio do verbo (mesóclise).

Exercícios de colocação pronominal para o 9o ano

Agora que entendemos as regras de colocação pronominal em português, vamos praticar com alguns exercícios para o 9o ano:

Exercício 1

Complete as frases com o pronome adequado:

  1. _________ lembro daquela tarde.
  2. _________ lembrarei daquela tarde.
  3. _________ lembrei daquela tarde.
  4. Lembre-_________ daquela tarde.
  5. Lembrar-_________ -á daquela tarde.

Respostas:

  1. Eu me lembro daquela tarde.
  2. Eu me lembrarei daquela tarde.
  3. Eu me lembrei daquela tarde.
  4. Lembre-se daquela tarde.
  5. Lembrar-se-á daquela tarde.

Exercício 2

Complete as frases com o pronome adequado:

  1. _________ lembrando daquela tarde.
  2. Lembrando-_________ daquela tarde.
  3. Lembrar-_________ -ia daquela tarde.

Respostas:

  1. Me lembrando daquela tarde.
  2. Lembrando-me daquela tarde.
  3. Lembrar-me-ia daquela tarde.

Exercício 3

Reescreva as frases usando a colocação pronominal correta:

  1. Você se lembra daquela tarde?
  2. Nós lembraremos daquela tarde.
  3. Ele se lembrava de mim.

Respostas:

  1. Você se lembra daquela tarde?
  2. Lembraremos daquela tarde.
  3. Ele se lembrava de mim.

Conclusão

A colocação pronominal pode ser um pouco confusa em português, mas com prática e estudo das regras, é possível dominá-la. É importante lembrar que a posição do pronome pode mudar dependendo do tempo verbal e do tipo de pronome (pessoal, possessivo ou demonstrativo). Com a prática dos exercícios de colocação pronominal para o 9o

Related video of colocação pronominal – exercícios 9o ano

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait