O Que É Um Ditongo, Tritongo E Hiato?

Reza May 31, 2022
EDUCANDO COM O CORAÇÃO Ditongo, tritongo e hiato

Antes de respondermos se “coelho” é ditongo, tritongo ou hiato, precisamos entender o que significam esses termos.

Na língua portuguesa, as vogais podem se unir em uma mesma sílaba (ditongo), em sílabas diferentes (hiato) ou em três vogais consecutivas (tritongo).

Ditongo

O ditongo é a união de uma vogal e uma semivogal em uma mesma sílaba. As semivogais são as letras “i” e “u”.

Exemplos de ditongos: “pai”, “mão”, “ceu”, “feiura”.

Hiato

O hiato é a separação de vogais em sílabas diferentes.

Exemplos de hiatos: “sa-í-da”, “pa-ís”, “a-é-re-o”.

For more information, please click the button below.

Tritongo

O tritongo é a sequência de três vogais em uma mesma sílaba. O primeiro elemento é sempre uma semivogal e os demais são vogais.

Exemplos de tritongos: “paraguai”, “saudade”, “taioba”.

A palavra “coelho” é formada por duas vogais: “e” e “o”. Mas em qual categoria se encaixa?

Para descobrir, é preciso analisar a pronúncia da palavra. Quando falamos “coelho”, percebemos que as duas vogais são pronunciadas em sílabas diferentes: “co-e-lho”. Portanto, “coelho” é um hiato.

É importante lembrar que a acentuação gráfica também pode indicar se uma palavra é hiato ou não. No caso de “coelho”, não há acento na palavra, o que reforça a ideia de que as vogais são separadas em sílabas diferentes.

A língua portuguesa é cheia de regras e exceções, o que pode tornar o estudo da gramática um desafio. Mas compreender os conceitos de ditongo, tritongo e hiato é fundamental para aprimorar a escrita e a pronúncia. No caso da palavra “coelho”, ficou claro que se trata de um hiato, já que as vogais são pronunciadas em sílabas diferentes.

1. Todas as palavras com duas vogais são hiatos?

Não necessariamente. A pronúncia da palavra é que define se ela é um hiato ou não. Por exemplo, a palavra “país” é um hiato, pois as vogais são pronunciadas em sílabas diferentes. Já a palavra “abacaxi” não é um hiato, pois as vogais são pronunciadas na mesma sílaba.

2. Como saber se uma palavra é um ditongo ou um tritongo?

Para identificar se uma palavra é um ditongo ou um tritongo, é preciso analisar a sequência de vogais. Se houver três vogais consecutivas em uma mesma sílaba, o termo correto é tritongo. Caso contrário, se houver apenas duas vogais em uma mesma sílaba, trata-se de um ditongo.

3. A acentuação gráfica pode indicar se uma palavra é um hiato?

Sim. Quando há um acento agudo na vogal, indica que ela é a sílaba tônica da palavra. Se a vogal tônica for seguida por outra vogal, trata-se de um hiato. Por exemplo, na palavra “saída”, a vogal “i” é a sílaba tônica e é seguida pela vogal “a”, formando um hiato.

Related video of coelho é ditongo tritongo ou hiato

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait