Co2: Ligação Iônica Ou Covalente?

Reza May 7, 2023
Química Ligações Covalentes Polares e Apolares YouTube

O dióxido de carbono (CO2) é uma molécula formada por dois átomos de oxigênio e um átomo de carbono. Nessa molécula, os átomos estão unidos por meio de ligações químicas. Mas, afinal, essas ligações são iônicas ou covalentes?

Ligação Covalente

A ligação covalente é aquela em que os átomos compartilham elétrons para formar uma molécula. No caso do CO2, o átomo de carbono compartilha dois elétrons com cada átomo de oxigênio, formando duas ligações duplas.

Essa ligação covalente é do tipo não-polar, ou seja, os elétrons são compartilhados de forma equilibrada entre os átomos, não havendo a formação de íons positivos ou negativos.

As moléculas covalentes não conduzem eletricidade em estado sólido ou líquido, mas podem conduzir em estado gasoso, quando os elétrons estão livres para se moverem.

Ligação Iônica

Já a ligação iônica é aquela em que ocorre a transferência de elétrons de um átomo para outro, formando íons positivos e negativos que se atraem mutuamente. Essa atração é chamada de força eletrostática.

Na ligação iônica, os átomos envolvidos possuem eletronegatividades muito diferentes, o que faz com que um deles tenha mais tendência a perder elétrons e o outro a ganhar elétrons.

For more information, please click the button below.

Essa transferência de elétrons resulta na formação de íons positivos e negativos, que se atraem mutuamente devido à força eletrostática. Os compostos iônicos são geralmente sólidos cristalinos em temperatura ambiente e conduzem eletricidade quando dissolvidos em água ou em estado líquido.

Conclusão

Portanto, podemos concluir que a ligação química presente no dióxido de carbono é covalente, pois os átomos de carbono e oxigênio compartilham elétrons de forma equilibrada, sem a formação de íons positivos ou negativos. Essa é uma das características que faz do CO2 um gás inerte e não condutor de eletricidade em estado sólido ou líquido.

FAQs

1. Qual a importância do CO2?

O dióxido de carbono é um gás essencial para a vida na Terra. Ele é produzido pelas plantas durante a fotossíntese e é utilizado pelos animais e pelo homem na respiração. Além disso, ele é um dos principais gases do efeito estufa, que tem impacto direto na temperatura do planeta.

2. O que é uma ligação covalente polar?

Uma ligação covalente polar é aquela em que os elétrons são compartilhados de forma desigual entre os átomos, resultando em uma molécula com uma carga parcial positiva e outra com carga parcial negativa. Esse tipo de ligação é comum em moléculas assimétricas, como a água (H2O).

3. O que é um composto iônico?

Um composto iônico é aquele em que os átomos estão unidos por ligações iônicas, ou seja, através da transferência de elétrons de um átomo para outro. Essa transferência resulta na formação de íons positivos e negativos que se atraem mutuamente, formando um composto sólido cristalino em temperatura ambiente.

Related video of co2 ligação ionica ou covalente

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait