Classificação Da Transitividade Dos Verbos Em Negrito

Reza September 16, 2022
Classifique os verbos em negrito quanto a sua transitividade. Brainly

Ao analisar a transitividade dos verbos em negrito, podemos classificá-los em três tipos: transitivos diretos, transitivos indiretos e intransitivos.

Transitivos diretos

Os verbos transitivos diretos são aqueles que possuem um objeto direto, ou seja, um complemento que recebe diretamente a ação verbal.

Exemplos:

  • Eu comprei um carro novo.
  • O professor explicou a matéria para os alunos.
  • O cachorro perseguiu o gato.

Em todos os exemplos acima, os verbos possuem um objeto direto que recebe a ação verbal: “um carro novo”, “a matéria para os alunos” e “o gato”.

Transitivos indiretos

Os verbos transitivos indiretos são aqueles que possuem um objeto indireto, ou seja, um complemento que recebe a ação verbal de forma indireta, geralmente acompanhado de uma preposição.

Exemplos:

For more information, please click the button below.
  • Eu gosto de pizza.
  • Eles pediram ajuda ao professor.
  • A mãe ensinou valores aos filhos.

Em todos os exemplos acima, os verbos possuem um objeto indireto que recebe a ação verbal de forma indireta: “de pizza”, “ao professor” e “aos filhos”.

Intransitivos

Os verbos intransitivos são aqueles que não possuem nenhum complemento, ou seja, não há objeto direto nem objeto indireto que receba a ação verbal.

Exemplos:

  • Eu durmo cedo.
  • O sol nasceu.
  • Ele sorriu para mim.

Em todos os exemplos acima, os verbos não possuem nenhum complemento que receba a ação verbal.

Conclusão

A classificação da transitividade dos verbos é importante para entendermos como eles são utilizados na construção das frases e, consequentemente, para aprimorarmos nossa habilidade na comunicação em língua portuguesa.

FAQs

1. Todos os verbos podem ser classificados em transitivos ou intransitivos?

Sim, todos os verbos podem ser classificados em transitivos ou intransitivos, dependendo da presença ou ausência de um complemento que receba a ação verbal.

2. É possível um verbo ser transitivo direto e indireto ao mesmo tempo?

Sim, é possível um verbo ser transitivo direto e indireto ao mesmo tempo. Nesse caso, ele possui dois complementos: um objeto direto que recebe a ação verbal diretamente e um objeto indireto que recebe a ação verbal de forma indireta, geralmente acompanhado de uma preposição.

3. Todos os verbos transitivos indiretos são acompanhados de preposição?

Não necessariamente. Alguns verbos transitivos indiretos são acompanhados de preposição, como “gostar de”, “pedir ajuda a”, “ensinar a”, entre outros. No entanto, outros verbos transitivos indiretos não são acompanhados de preposição, como “agradecer”, “perdoar”, “confiar”, entre outros.

Related video of classifique os verbos em negrito quanto a transitividade

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait