Classifique Em Frase Nominal Ou Frase Verbal

Reza June 18, 2021
Frase Nominal.mp4 YouTube

Na língua portuguesa, existem duas categorias de frases: as frases nominais e as frases verbais. A classificação de uma frase como nominal ou verbal depende da presença ou não de um verbo na estrutura da frase. Neste artigo, vamos explicar o que são frases nominais e frases verbais e como classificá-las.

Frase Nominal

Uma frase nominal é uma frase que não contém um verbo. Ela é composta por um nome (ou substantivo) ou pronome, que funciona como sujeito, e um predicado nominal, que é uma característica, qualidade ou estado do sujeito. O predicado nominal é formado por um verbo de ligação, como ser, estar ou parecer, e um predicativo do sujeito, que é um termo que se refere ao sujeito e indica uma característica dele.

Exemplos:

  • O sol é quente.
  • Ela parece cansada.
  • O professor está feliz.

Em todos esses exemplos, temos um sujeito (o sol, ela, o professor) e um predicado nominal (é quente, parece cansada, está feliz), mas nenhum verbo. Isso indica que essas são frases nominais.

Frase Verbal

Uma frase verbal é uma frase que contém um verbo. Ela é composta por um sujeito e um predicado verbal, que é a ação que o sujeito realiza ou sofre. O predicado verbal é formado por um verbo e, às vezes, por complementos verbais, como objetos diretos e indiretos, advérbios e complementos circunstanciais.

Exemplos:

For more information, please click the button below.
  • Eu estudo todos os dias.
  • Ele comprou um carro novo.
  • Nós vamos viajar no próximo final de semana.

Em todos esses exemplos, temos um sujeito (eu, ele, nós) e um predicado verbal (estudo todos os dias, comprou um carro novo, vamos viajar no próximo final de semana), que contém um verbo (estudo, comprou, vamos).

Como Classificar uma Frase?

Para classificar uma frase como nominal ou verbal, basta procurar pelo verbo na estrutura da frase. Se houver um verbo, a frase é verbal. Se não houver um verbo, a frase é nominal.

Exemplos:

  • A casa é grande. (nominal)
  • Eu comprei um livro. (verbal)
  • Ele está doente. (nominal)
  • Nós vamos ao cinema amanhã. (verbal)
  • Os pássaros voam alto. (verbal)
  • As flores são bonitas. (nominal)

Em todos esses exemplos, é possível identificar a presença ou ausência de um verbo na estrutura da frase e, assim, classificá-la como nominal ou verbal.

Conclusão

A classificação de uma frase como nominal ou verbal é uma questão simples e depende da presença ou não de um verbo na estrutura da frase. As frases nominais são compostas por um nome (ou pronome) e um predicado nominal, enquanto as frases verbais são compostas por um sujeito e um predicado verbal, que contém um verbo.

FAQs

1. Todas as frases nominais têm um predicado nominal?

Sim, todas as frases nominais têm um predicado nominal, que é uma característica, qualidade ou estado do sujeito. O predicado nominal é formado por um verbo de ligação e um predicativo do sujeito.

2. Uma frase pode ser classificada como nominal e verbal ao mesmo tempo?

Não, uma frase só pode ser classificada como nominal ou verbal, dependendo da presença ou ausência de um verbo na estrutura da frase. Se a frase contém um verbo, ela é verbal. Se não contém um verbo, ela é nominal.

3. O que é um verbo de ligação?

Um verbo de ligação é um tipo de verbo que liga o sujeito a uma característica, qualidade ou estado. Alguns exemplos de verbos de ligação são ser, estar e parecer.

Related video of classifique em frase nominal ou frase verbal

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait