Classificação De Orações Coordenadas

Reza April 30, 2023
Lipitipi Atividades e Projetos Fundamental I Atividades Classificação

As orações coordenadas são estruturas que possuem independência sintática e semântica entre si, sendo unidas por conjunções coordenativas. Elas podem ser classificadas de acordo com a natureza das conjunções que as unem e suas funções sintáticas na frase. Neste texto, iremos classificar as orações coordenadas abaixo em suas respectivas categorias.

Orações Coordenadas Aditivas

As orações coordenadas aditivas são aquelas que apresentam ideias que se somam ou se adicionam. Elas são conectadas por conjunções como “e”, “nem”, “mas também”, “bem como”, “não só… mas também”, entre outras.

Exemplo:

  • Eu gosto de ler e de escrever.

Nesse exemplo, as duas orações apresentam ideias que se somam: a pessoa gosta tanto de ler quanto de escrever. A conjunção “e” é a responsável por unir as duas orações e formar uma frase coesa e coesiva.

Orações Coordenadas Adversativas

As orações coordenadas adversativas apresentam uma oposição, contraste ou alternância entre as ideias expressas. As conjunções adversativas mais comuns são “mas”, “porém”, “entretanto”, “contudo”, “todavia”, “no entanto”.

Exemplo:

  • Eu queria sair, mas estava chovendo muito.

Nesse exemplo, a primeira oração expressa um desejo de sair, enquanto a segunda oração apresenta uma condição negativa que impede esse desejo. A conjunção “mas” une as duas orações e cria um contraste entre elas.

Orações Coordenadas Alternativas

As orações coordenadas alternativas apresentam duas ou mais opções ou alternativas, sendo que apenas uma delas será escolhida. As conjunções mais comuns são “ou”, “ora”, “já… já”, “quer… quer”, “seja… seja”.

For more information, please click the button below.

Exemplo:

  • Hoje eu vou ou ao cinema, ou ao teatro.

Nesse exemplo, a primeira oração apresenta duas opções de programas para o dia, sendo que a pessoa escolherá apenas uma delas. A conjunção “ou” une as duas opções e indica que elas são excludentes entre si.

Orações Coordenadas Conclusivas

As orações coordenadas conclusivas apresentam uma conclusão ou consequência em relação à oração anterior. As conjunções mais comuns são “então”, “pois”, “logo”, “assim”, “por isso”, “portanto”, “consequentemente”.

Exemplo:

  • Estudei muito para a prova, por isso estou confiante.

Nesse exemplo, a primeira oração apresenta uma ação que foi realizada (estudar muito para a prova), enquanto a segunda oração apresenta uma consequência dessa ação (estar confiante). A conjunção “por isso” une as duas orações e indica a relação de causa e efeito entre elas.

Orações Coordenadas Explicativas

As orações coordenadas explicativas apresentam uma explicação ou esclarecimento em relação à oração anterior. A conjunção mais comum é “que”.

Exemplo:

  • Ele não veio à aula, que estava doente.

Nesse exemplo, a primeira oração apresenta uma ação que não ocorreu (ele não veio à aula), enquanto a segunda oração apresenta uma explicação para essa ação (ele estava doente). A conjunção “que” une as duas orações e indica a relação de explicação entre elas.

Conclusão

As orações coordenadas são estruturas importantes na construção de frases coesas e coesivas. É importante conhecer as diferentes categorias de orações coordenadas e suas respectivas conjunções para saber utilizá-las corretamente e transmitir as ideias de maneira clara e precisa.

FAQs

1. O que são orações coordenadas?

Orações coordenadas são estruturas que possuem independência sintática e semântica entre si, sendo unidas por conjunções coordenativas. Elas podem apresentar diferentes relações semânticas entre si, como soma, oposição, alternância, conclusão ou explicação.

2. Qual é a importância das orações coordenadas na construção de frases?

As orações coordenadas são importantes na construção de frases porque permitem a expressão de ideias de maneira clara e organizada. Elas ajudam a estabelecer relações semânticas entre as diferentes partes da frase e tornam a comunicação mais eficiente e precisa.

3. Quais são as conjunções coordenativas mais comuns em cada categoria de oração coordenada?

  • Orações coordenadas aditivas: e, nem, mas também, bem como, não só… mas também.
  • Orações coordenadas adversativas: mas, porém, entretanto, contudo, todavia, no entanto.
  • Orações coordenadas alternativas: ou, ora, já… já, quer… quer, seja… seja.
  • Orações coordenadas conclusivas: então, pois, logo, assim, por isso, portanto, consequentemente.
  • Orações coordenadas explicativas: que.

Related video of classifique as orações coordenadas abaixo em

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait