Estados Brasileiros Que Não São Banhados Pelo Oceano Atlântico

Reza March 15, 2022
Liste os estados brasileiros que faz fronteira com outros países da

O Brasil é um país com um vasto litoral que se estende por quase 8.000 km ao longo do Oceano Atlântico. No entanto, existem alguns estados brasileiros que não têm acesso direto ao oceano. Neste artigo, vamos citar quais são esses estados e falar um pouco sobre suas características e curiosidades.

Estados que não são banhados pelo Oceano Atlântico

  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Rondônia
  • Tocantins

Mato Grosso

O estado de Mato Grosso está localizado na região Centro-Oeste do Brasil e é o terceiro maior estado do país em área territorial. Sua capital é Cuiabá e suas principais atividades econômicas são a agropecuária e a mineração. O estado é cortado por diversos rios, sendo o mais importante deles o Rio Paraguai. Apesar de não ter acesso direto ao Oceano Atlântico, Mato Grosso faz parte da bacia hidrográfica do Atlântico Sul, que abrange toda a região Centro-Oeste e parte do Sudeste do Brasil.

Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul está localizado na região Centro-Oeste do Brasil, fazendo fronteira com o Paraguai e a Bolívia. Sua capital é Campo Grande e sua economia é baseada na agropecuária e na indústria. O estado é cortado por diversos rios, sendo o mais importante deles o Rio Paraná. Apesar de não ter acesso direto ao Oceano Atlântico, Mato Grosso do Sul faz parte da bacia hidrográfica do Atlântico Sul, assim como Mato Grosso.

Rondônia

Rondônia está localizado na região Norte do Brasil, fazendo fronteira com a Bolívia. Sua capital é Porto Velho e sua economia é baseada na agropecuária e na mineração. O estado é cortado pelo Rio Madeira, que é um dos maiores afluentes do Rio Amazonas. Apesar de não ter acesso direto ao Oceano Atlântico, Rondônia faz parte da bacia hidrográfica do Atlântico Norte, que abrange toda a região Norte e parte do Nordeste do Brasil.

Tocantins

Tocantins está localizado na região Norte do Brasil e foi criado em 1988 após se separar do estado de Goiás. Sua capital é Palmas e sua economia é baseada na agropecuária e na indústria. O estado é cortado por diversos rios, sendo o mais importante deles o Rio Tocantins. Apesar de não ter acesso direto ao Oceano Atlântico, Tocantins faz parte da bacia hidrográfica do Atlântico Norte, assim como Rondônia.

Conclusão

Apesar de não terem acesso direto ao Oceano Atlântico, os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins possuem rios importantes que fazem parte das bacias hidrográficas do Atlântico Sul e do Atlântico Norte. Cada um desses estados tem suas próprias características e curiosidades, que os tornam únicos e importantes para a diversidade cultural e natural do Brasil.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. Quais são os principais rios que cortam os estados que não são banhados pelo Oceano Atlântico?

Os principais rios que cortam esses estados são o Rio Paraguai em Mato Grosso, o Rio Paraná em Mato Grosso do Sul, o Rio Madeira em Rondônia e o Rio Tocantins em Tocantins.

2. Qual é a importância desses estados para a economia brasileira?

Esses estados são importantes para a economia brasileira por causa das atividades agropecuárias e de mineração que são desenvolvidas neles. O Mato Grosso, por exemplo, é um dos maiores produtores de soja do país, enquanto Rondônia é um grande produtor de café e Tocantins é um importante produtor de arroz.

3. É possível chegar ao Oceano Atlântico a partir desses estados?

Sim, é possível chegar ao Oceano Atlântico a partir desses estados por meio de rotas fluviais que passam pelos rios que cortam essas regiões. No entanto, essas rotas são longas e muitas vezes não são utilizadas para o transporte de mercadorias ou passageiros.

Related video of cite os estados que não são banhados pelo oceano atlântico

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait