Ciências Morfofuncionais Do Sistema Digestório, Endócrino E Renal

Reza July 22, 2021
Resumao sistema endocrino avancado Livros de Saúde e Bem Estar

As ciências morfofuncionais são um ramo da anatomia e fisiologia que se concentra em estudar a estrutura e funcionamento dos sistemas do corpo humano. Nesse sentido, as ciências morfofuncionais do sistema digestório, endócrino e renal buscam entender como esses sistemas trabalham e se relacionam entre si.

Sistema Digestório

O sistema digestório é responsável por transformar os alimentos em nutrientes que o corpo pode utilizar para suas funções. Esse sistema é dividido em várias partes, incluindo a boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso. Cada uma dessas partes tem uma função específica no processo digestivo.

Além disso, o sistema digestório também é responsável por eliminar os resíduos do processo digestivo na forma de fezes. A seguir, descreveremos brevemente as funções de cada parte do sistema digestório:

Boca

A boca é responsável por iniciar o processo digestivo, mastigando e triturando os alimentos. Os dentes e a língua ajudam nesse processo. A saliva produzida pelas glândulas salivares contém enzimas que começam a quebrar os carboidratos presentes nos alimentos.

Faringe e Esôfago

A faringe e o esôfago são responsáveis por levar os alimentos da boca para o estômago. A faringe é a passagem comum para o ar e os alimentos, enquanto o esôfago é um tubo muscular que se estende do pescoço até o estômago. Os músculos do esôfago empurram os alimentos em direção ao estômago através de um processo chamado peristalse.

Estômago

O estômago é responsável por armazenar os alimentos e continuar o processo de digestão. O ácido gástrico presente no estômago ajuda a quebrar as proteínas. O estômago também libera enzimas que ajudam na digestão.

For more information, please click the button below.

Intestino Delgado

O intestino delgado é responsável por absorver os nutrientes dos alimentos. Ele é dividido em três partes: duodeno, jejuno e íleo. O duodeno é a primeira parte do intestino delgado e é responsável por receber o quimo (alimentos parcialmente digeridos) do estômago. As enzimas pancreáticas e biliares ajudam na digestão dos nutrientes no duodeno. O jejuno e o íleo são responsáveis por absorver os nutrientes dos alimentos e transportá-los para a corrente sanguínea.

Intestino Grosso

O intestino grosso é responsável por eliminar os resíduos do processo digestivo na forma de fezes. Ele é dividido em três partes: ceco, cólon e reto. O ceco é a primeira parte do intestino grosso e é responsável por receber os resíduos do intestino delgado. O cólon é dividido em quatro partes: ascendente, transverso, descendente e sigmoide. O cólon absorve água e eletrólitos dos resíduos e forma as fezes. O reto é a última parte do intestino grosso e armazena as fezes até que elas sejam eliminadas pelo ânus.

Sistema Endócrino

O sistema endócrino é responsável por produzir e liberar hormônios na corrente sanguínea. Esses hormônios controlam as funções do corpo, incluindo o crescimento, desenvolvimento, metabolismo e reprodução. O sistema endócrino é composto por várias glândulas endócrinas, incluindo:

  • Hipófise
  • Tireoide
  • Paratireoides
  • Pâncreas
  • Suprarrenais
  • Ovários (nas mulheres)
  • Testículos (nos homens)

Cada glândula endócrina produz hormônios específicos que regulam funções específicas do corpo. Por exemplo, a tireoide produz hormônios que regulam o metabolismo, enquanto as suprarrenais produzem hormônios que regulam a resposta ao estresse.

Sistema Renal

O sistema renal é responsável por filtrar o sangue e eliminar os resíduos do corpo na forma de urina. Os rins são os principais órgãos desse sistema e estão localizados na parte de trás do abdômen, do lado direito e esquerdo da coluna vertebral.

Cada rim contém milhões de pequenos filtros chamados néfrons. O sangue passa pelos néfrons, onde é filtrado para remover os resíduos e o excesso de água e eletrólitos. A urina produzida pelos rins é transportada pelos ureteres para a bexiga, onde é armazenada até ser eliminada pelo corpo através da uretra.

Conclusão

As ciências morfofuncionais do sistema digestório, endócrino e renal são fundamentais para entender como esses sistemas trabalham e se relacionam entre si. O sistema digestório é responsável por transformar os alimentos em nutrientes que o corpo pode utilizar para suas funções. O sistema endócrino produz e libera hormônios na corrente sanguínea para controlar as funções do corpo. O sistema renal filtra o sangue e elimina os resíduos do corpo na forma de urina.

FAQs

1. Como posso manter meu sistema digestório saudável?

Para manter seu sistema digestório saudável, você pode fazer o seguinte:

  • Comer uma dieta equilibrada rica em frutas, legumes e grãos integrais
  • Beber bastante água
  • Evitar alimentos processados, gordurosos e salgados
  • Praticar exercícios físicos regularmente
  • Evitar fumar e beber em excesso

2. Quais são os sintomas de problemas no sistema endócrino?

Os sintomas de problemas no sistema endócrino podem variar dependendo da glândula endócrina afetada. No entanto, alguns sintomas comuns incluem:

  • Alterações de peso
  • Fadiga
  • Alterações de humor
  • Alterações na pressão arterial
  • Alterações na pele
  • Alterações na libido

3. Como posso manter meus rins saudáveis?

Para manter seus rins saudáveis, você pode fazer o seguinte:

  • Beber bastante água
  • Comer uma dieta saudável rica em frutas, legumes e grãos integrais
  • Evitar alimentos processados, gordurosos e salgados
  • Praticar exercícios físicos regularmente
  • Evitar fumar e beber em excesso
  • Controlar sua pressão arterial e diabetes

Related video of ciencias morfofuncionais do sistema digestorio endocrino e renal

https://www.youtube.com/embed/

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait