Ciclo De Vida Do Trypanosoma Cruzi

Reza December 12, 2021
Life cycle of Trypanosoma cruzi, extracted from Medical protozoology

O Trypanosoma cruzi é um protozoário flagelado que causa a doença de Chagas, uma doença parasitária que afeta milhões de pessoas na América Latina. O ciclo de vida do T. cruzi é complexo e envolve diferentes formas do parasita e diferentes hospedeiros. Neste artigo, vamos descrever em detalhes o ciclo de vida do T. cruzi.

Hospedeiros do T. cruzi

O ciclo de vida do T. cruzi envolve dois tipos de hospedeiros:

  • Hospedeiros definitivos: são os hospedeiros nos quais o parasita se reproduz sexualmente. No caso do T. cruzi, os hospedeiros definitivos são mamíferos, geralmente animais silvestres como gambás, tatus e roedores.
  • Hospedeiros intermediários: são os hospedeiros nos quais o parasita se reproduz assexuadamente. No caso do T. cruzi, os hospedeiros intermediários são insetos triatomíneos, conhecidos como barbeiros.

Ciclo de vida do T. cruzi nos hospedeiros intermediários

O ciclo de vida do T. cruzi começa quando um inseto triatomíneo infectado pica um hospedeiro infectado e ingere o parasita. Dentro do intestino do inseto, o T. cruzi se multiplica e se diferencia em uma forma chamada tripomastigota metacíclico, que é a forma infectante para os hospedeiros vertebrados.

Quando o inseto triatomíneo pica novamente um hospedeiro, ele defeca próximo ao local da picada, liberando as fezes que contêm as formas infectantes do T. cruzi. Essas formas infectantes entram no corpo do hospedeiro através de lesões na pele ou das mucosas, como a boca e os olhos.

Dentro do corpo do hospedeiro, as formas infectantes do T. cruzi se diferenciam em amastigotas, uma forma que se multiplica assexuadamente e é encontrada principalmente nas células musculares e no fígado. As amastigotas se multiplicam e se diferenciam novamente em tripomastigotas, que são liberados no sangue e infectam outros tecidos e órgãos do hospedeiro.

Ciclo de vida do T. cruzi nos hospedeiros definitivos

Nos hospedeiros definitivos, o T. cruzi se reproduz sexualmente e produz formas infectantes para os insetos triatomíneos. O ciclo de vida do T. cruzi nos hospedeiros definitivos começa quando um animal infectado é predado por um animal carnívoro, que se torna então o novo hospedeiro definitivo.

For more information, please click the button below.

Dentro do corpo do hospedeiro definitivo, o T. cruzi se diferencia em uma forma chamada epimastigota, que se multiplica no sangue e nos tecidos. Os epimastigotas se diferenciam novamente em tripomastigotas, que são liberados no sangue e infectam outros tecidos e órgãos do hospedeiro.

Os tripomastigotas são encontrados em grande quantidade no sangue dos hospedeiros definitivos e são ingeridos pelos insetos triatomíneos durante a alimentação. Dentro do intestino do inseto, os tripomastigotas se multiplicam e se diferenciam em tripomastigotas metacíclicos, que são as formas infectantes para os hospedeiros intermediários.

Conclusão

O ciclo de vida do Trypanosoma cruzi é complexo e envolve diferentes formas do parasita e diferentes hospedeiros. O conhecimento do ciclo de vida do T. cruzi é importante para entender a epidemiologia da doença de Chagas e desenvolver estratégias de controle da doença.

FAQs

1. Qual é o principal hospedeiro intermediário do T. cruzi?

O principal hospedeiro intermediário do T. cruzi é o inseto triatomíneo, também conhecido como barbeiro. Este inseto é encontrado em áreas rurais e urbanas da América Latina.

2. Qual é o principal hospedeiro definitivo do T. cruzi?

O principal hospedeiro definitivo do T. cruzi são os animais silvestres, como gambás, tatus e roedores. Estes animais são infectados pelos insetos triatomíneos e servem como reservatórios do parasita.

3. Qual é a forma infectante do T. cruzi para os hospedeiros vertebrados?

A forma infectante do T. cruzi para os hospedeiros vertebrados é o tripomastigota metacíclico, que é produzido no intestino do inseto triatomíneo. Esta forma é encontrada nas fezes do inseto e entra no corpo do hospedeiro através de lesões na pele ou das mucosas, como a boca e os olhos.

Related video of ciclo de vida trypanosoma cruzi

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait