Certificado Reservista Número Série Categoria

Reza May 13, 2021
Untitled Document

O Certificado de Reservista é um documento emitido pelo Exército Brasileiro que comprova que o cidadão brasileiro cumpriu com suas obrigações militares. O documento é obrigatório para homens entre 18 e 45 anos e deve ser apresentado em diversas situações, como por exemplo na contratação de emprego, matrícula em universidades e concursos públicos.

Número do Certificado de Reservista

O número do Certificado de Reservista é uma sequência numérica única que identifica o documento. É importante ter esse número sempre em mãos, pois ele é exigido em diversas situações, como na obtenção da segunda via do documento.

Série do Certificado de Reservista

A série do Certificado de Reservista é uma letra que acompanha o número do documento. Essa letra indica o ano em que o cidadão se alistou no exército. Por exemplo, se a série do Certificado de Reservista começa com a letra “A”, significa que o cidadão se alistou em 2021. Já se a série começa com a letra “B”, significa que o cidadão se alistou em 2022.

Categoria do Certificado de Reservista

A categoria do Certificado de Reservista indica a situação militar do cidadão. Existem cinco categorias:

  • Reservista de 1ª Categoria: cidadão que concluiu o serviço militar obrigatório.
  • Reservista de 2ª Categoria: cidadão que está cumprindo o serviço militar obrigatório.
  • Reservista de Dispensa de Incorporação: cidadão que foi dispensado do serviço militar obrigatório.
  • Reservista de Isenção: cidadão que é isento do serviço militar obrigatório.
  • Reservista de Reformado: cidadão que foi reformado pelo Exército.

Como obter o Certificado de Reservista?

O Certificado de Reservista é emitido automaticamente para os cidadãos que se alistam no Exército Brasileiro. O alistamento é feito na Junta de Serviço Militar do município onde o cidadão reside. Para se alistar, é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • CPF;
  • Carteira de Identidade;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de escolaridade;
  • Uma foto 3×4 recente.

Após o alistamento, o cidadão recebe o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) ou o Certificado de Alistamento Militar (CAM), dependendo da sua situação militar. O CDI é emitido para os cidadãos que foram dispensados do serviço militar obrigatório. Já o CAM é emitido para os cidadãos que estão cumprindo ou cumpriram o serviço militar obrigatório.

For more information, please click the button below.

Para obter a segunda via do Certificado de Reservista, é necessário comparecer à Junta de Serviço Militar do município onde o cidadão se alistou e apresentar um documento de identificação com foto. É importante ressaltar que a segunda via só pode ser solicitada nos casos de perda, roubo ou extravio do documento original.

Como atualizar a situação militar no Certificado de Reservista?

Os cidadãos que estão cumprindo ou cumpriram o serviço militar obrigatório devem atualizar a sua situação militar no Certificado de Reservista. Essa atualização é feita na Junta de Serviço Militar do município onde o cidadão reside. Para atualizar a situação militar, é necessário apresentar o Certificado de Reservista original e um documento que comprove a situação militar atual. Por exemplo, se o cidadão está cumprindo o serviço militar obrigatório, deve apresentar o Certificado de Alistamento Militar (CAM).

Conclusão

O Certificado de Reservista é um documento importante para os cidadãos brasileiros do sexo masculino entre 18 e 45 anos. Ele comprova que o cidadão cumpriu com suas obrigações militares e é exigido em diversas situações, como na contratação de emprego, matrícula em universidades e concursos públicos. É importante ter o número, a série e a categoria do Certificado de Reservista sempre em mãos e atualizar a situação militar no documento quando necessário.

FAQs

1. O Certificado de Reservista é obrigatório para todos os cidadãos brasileiros?

Não. O Certificado de Reservista é obrigatório apenas para os cidadãos brasileiros do sexo masculino entre 18 e 45 anos.

2. É possível obter a segunda via do Certificado de Reservista pela internet?

Não. A segunda via do Certificado de Reservista só pode ser solicitada presencialmente na Junta de Serviço Militar do município onde o cidadão se alistou.

3. O que acontece se o cidadão não apresentar o Certificado de Reservista quando exigido?

O cidadão que não apresentar o Certificado de Reservista quando exigido pode ser impedido de realizar diversas atividades, como contratação de emprego, matrícula em universidades e participação em concursos públicos.

Related video of certificado reservista numero serie categoria

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait