Certidão De Cartório Expedida Certidão Genérica

Reza June 29, 2021
Jornal i9Minas Os cartórios de todo o Brasil começaram essa semana a

Quando precisamos de algum documento específico, é comum recorrermos a um cartório para obter uma certidão que comprove determinada informação. No entanto, em alguns casos, a certidão expedida pode ser genérica. Mas o que isso significa?

O que é uma certidão de cartório?

Antes de falarmos sobre a certidão genérica, é importante entendermos o que é uma certidão de cartório. Trata-se de um documento emitido por um cartório que tem como objetivo comprovar a veracidade de uma informação. Ou seja, é uma espécie de atestado que confirma a existência ou inexistência de um registro ou documento.

As certidões de cartório são muito utilizadas em processos judiciais, em processos de inventário e também em outras situações em que é preciso comprovar a existência ou inexistência de alguma informação. Algumas das certidões mais comuns são:

  • Certidão de nascimento
  • Certidão de casamento
  • Certidão de óbito
  • Certidão de matrícula de imóvel
  • Certidão negativa de débitos

O que é uma certidão genérica?

Uma certidão genérica é uma certidão de cartório que não traz informações específicas sobre um registro ou documento. Ou seja, ela não confirma a existência ou inexistência de um determinado registro ou documento, mas sim que o cartório não possui nenhum registro em nome da pessoa ou entidade pesquisada.

Por exemplo, se uma pessoa precisa comprovar que não possui nenhum imóvel em seu nome, ela pode solicitar uma certidão genérica de matrícula de imóvel. Essa certidão não vai informar se a pessoa tem ou não imóveis registrados em seu nome, mas sim que o cartório não possui nenhum registro em seu nome.

A certidão genérica também pode ser solicitada em outros casos, como para comprovar a inexistência de dívidas ou processos judiciais em nome de uma pessoa ou entidade.

For more information, please click the button below.

Como solicitar uma certidão de cartório expedida certidão genérica?

Para solicitar uma certidão de cartório expedida certidão genérica, é preciso seguir os seguintes passos:

  1. Identificar o cartório competente para emitir a certidão
  2. Ir até o cartório ou solicitar a certidão pela internet, caso o cartório ofereça essa opção
  3. Informar os dados necessários para a emissão da certidão, como o nome completo da pessoa ou entidade, o número do CPF ou CNPJ, o tipo de certidão desejada, etc.
  4. Pagar a taxa de emissão da certidão
  5. Aguardar o prazo estipulado pelo cartório para a emissão da certidão

Qual a validade de uma certidão genérica?

Assim como as outras certidões de cartório, a certidão genérica tem uma validade limitada. O prazo de validade pode variar de acordo com o tipo de certidão e com a finalidade para a qual ela foi emitida.

Por exemplo, a certidão de nascimento tem prazo de validade indeterminado, enquanto que a certidão de matrícula de imóvel tem validade de 30 dias.

Conclusão

A certidão de cartório expedida certidão genérica é uma opção para quem precisa comprovar a inexistência de registros ou documentos em seu nome. Ela não traz informações específicas sobre um registro ou documento, mas sim que o cartório não possui nenhum registro em nome da pessoa ou entidade pesquisada. Para solicitá-la, é preciso seguir os passos mencionados acima e pagar a taxa de emissão da certidão.

FAQs

1. É possível solicitar uma certidão genérica pela internet?

Sim, alguns cartórios oferecem a opção de solicitar certidões pela internet. Para isso, é preciso acessar o site do cartório e seguir as instruções disponíveis.

2. É possível solicitar uma certidão genérica em nome de outra pessoa?

Sim, é possível solicitar uma certidão genérica em nome de outra pessoa, desde que você tenha autorização dessa pessoa para isso.

3. A certidão genérica pode ser utilizada em processos judiciais?

Depende do caso. Em alguns processos judiciais, a certidão genérica pode ser suficiente para comprovar a inexistência de determinado registro ou documento. Em outros casos, pode ser necessário apresentar uma certidão específica que comprove a existência ou inexistência de um registro ou documento.

Related video of certidão de cartório expedida certidão genérica

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait